Mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Mito da Caverna
Platão nos mostra através do mito da caverna a necessidade de buscarmos cada vez mais o conhecimento. A história nos conta que os prisioneiros que viviam na cavernaamarrados desde que nasceram, acreditavam que as sobras que eram projetadas na parede através da luz que refletia da fogueira era a própria realidade.
Para Sócrates os Sofistas limitavam seusensinamentos e convenciam seus oponentes naquilo que acreditavam, mas não levavam o conhecimento verdadeiro. Com a influência dos sofistas as decisões tomadas não tinham base em um saber ou dos maissábios e sim dos mais hábeis.

Para Danilo Marcondes:
Sócrates opõe-se aos sofistas ao defender a necessidade do conhecimento de uma verdade única sobre a natureza das coisas, afastando-se dasopiniões e buscando a definição das coisas. (MARCONDES, 2005 P. 49).(1)
A relação do texto O Mito da Caverna a Sócrates e aos Sofistas, para Sócrates as pessoas da época viviam manipuladas pelossofistas e os políticos atenienses.
Vivemos ainda nos dias de hoje a sombras dos sofistas que são nossos políticos corruptos que tentam levar vantagem em tudo, manipulando o ser humano compromessas vazias. Acredito que vale a pena lutar pelos nossos direitos e pela razão.

REFERÊNCIA:

MARCONDES, Danilo. Iniciação à Historia da Filosofia . Dos pré-socráticos a Wittgenstein.
9.Ed. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar 2005. P 49

Comentário
Concordo com os colegas quando falam que os sofistas de hoje são os políticos, a mídia dentre outros, que agem manipulando a verdadeem seu próprio interesse, e nos os prisioneiros que viviam acorrentados.
Nos dias de hoje apesar dos avanços que a humanidade teve vivemos as sombras dessas pessoas que tentam nos influenciar, noscompra sem dar valor nenhum às pessoas.
Devemos sair da escuridão onde só vemos através da luz no fundo da caverna, buscar nossos direitos olhar pra frente e fazer o diferente. Buscar a realidade...
tracking img