Misturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mistura:
Uma mistura é uma matéria constituída por diferentes moléculas. Por sua vez, às matérias formadas por moléculas que forem todas iguais dá-se-lhes o nome de composto químico ou substância quimicamente pura.
Em uma mistura, não se produzem modificações químicas. Porém, as propriedades químicas podem diferir consoante os diferentes constituintes. Em geral, as misturas podem serseparadas (isto é, isolados os seus constituintes) por meio de métodos mecânicos.
Pode-se dizer que a mistura consiste na agregação ou incorporação de várias substâncias ou corpos que não têm qualquer ação química entre si.

Combinação:
Combinação simples:são agrupamentos formados com os elementos de um conjunto que se diferenciam somente pela natureza de seus elementos.Considere A como um conjuntocom N elementos K um natural menor ou igual a N. Os agrupamentos de K elementos distintos cada um, que diferem entre si apenas pela natureza de seus elementos são denominados combinações simples K a K , dos n elementos de A.
Exemplo:
Considere A = {a, b, c, d} um conjunto com elementos distintos. Com os elementos de A podemos formar 4 combinações de três elementos cada uma:

Sistema deMateriais:
É uma parte do universo que se deseja observar, analisar. Por exemplo: um tubo de ensaio com água, um pedaço de ferro, uma mistura de água e gasolina, etc.

Dissolução:
Dissolução é o ato de misturar um soluto em um solvente. A água é o solvente universal. A dissolução fracionada por exemplo é empregada para separar uma mistura de sólidos, em que um é solúvel num determinado solvente e ooutro não.

solução:
solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro. A solução ainda pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo (a olho nu e ao microscópio), por ser impossível separar o disperso do dispersante por processos físicos.

Solvente:
Se denomina solvente, dissolvente ou dispersante aquela substância que permite adispersão de outra substância em seu meio. Normalmente o dissolvente estabelece o estado físico da dissolução. Por isso, se diz que o dissolvente é o componente de uma dissolução que está no mesmo estado físico que a dissolução. Numa dissolução de água e sal de cozinha, a água é o solvente porque dispersa no seu meio o sal.
A água é um solvente inorgânico, polar, chamado frequentemente de "solventeuniversal" pois é usado para dissolver muitas substâncias.

Soluto:
Chama-se soluto à substância que pode ser dissolvida. Disperso é chamada a substância química que é "dispersada" no solvente, não tendo portato solubilização completa. Encontra-se geralmente num estado físico diferente do solvente[1], o mais habitual é que se trate de um sólido contido numa solução líquida (sem que se forme umasegunda fase). Por exemplo, o cloreto de sódio (sal de cozinha) pode ser dissolvido na água, ou seja, é um soluto.

A solubilidade de um composto químico depende em grande parte da sua polaridade. Em geral, os compostos iônicos e compostos moleculares polares são solúveis em solventes polares como a água e o etanol. Os compostos moleculares apolares dissolvem em
solventes apolares como ohexano, o éter ou o tetracloreto de carbono.
A partir do soluto, é possível saber qual o nível de saturação da substância (solvente). O soluto adicionado ao solvente torna-se uma solução. Uma palavra mais vulgar para designar uma mistura homogénea é solução. Quando juntamos açúcar á água, ele não desaparece, embora deixemos de o ver. Mesmo no microscópio não conseguimos distinguir o açúcar da água,ele fica dissolvido na água. O açúcar chamamos de soluto, e á água de solvente.

suspenção:
Suspensão é um tipo de mistura formada por duas ou mais fases (mistura heterogênea). Existem a fase externa que normalmente é um líquido ou semi-sólido e a fase interna formado por partículas sólidas insolúveis na parte externa. Esse tipo de sistema apresenta muitos detalhes com relação a formulação,...
tracking img