Mississipi em chamas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"O ódio não nasce com as pessoas, ele é ensinado à elas."

Esta frase foi retirada de um trecho da conversa emocionada de uma das personagens do filme Mississipi em Chamas, e sintetiza muito bemo grave problema da intolerância em nível mundial.

Assistindo aos acontecimentos do filme é de chocar que a sociedade seja capaz de matar pessoas á sangue frio, apenas, por suas ideologias deigualdade ou por sua cor da pele diferentes. Não podemos deixar-nos iludir pelo fato de que o contexto da película ocorreu na década de 60 e pensarmos que os tempos são outros, porque se focarmos osfatos recentes, veremos que o ser humano hoje, é capaz sim, de agredir e matar outros pelos mesmos motivos torpes.

A história do índio Galdino (que havia ido á Brasília participar das comemoraçõesdo Dia do Índio levando as reivindicações de sua tribo aos nosso governantes) que dormia num ponto de ônibus e foi queimado vivo por um grupo de jovens de classe média-alta, está muito próxima dosacontecimentos vistos no Mississipi. Os jovens que alegaram só querer brincar e dar um susto em Galdino, achando se tratar de um mendigo, - quer dizer que mendigo pode né? - cometeram um crime hediondo,porém, pegaram penas extremamente brandas, já que suas famílias fazem parte da elite dominante de nosso país, aquela que detêm o poder econômico-político. O caso que ficou um bom tempo na mídia,escancara em nosso país “tupiniquim” - irônico, não? - a desumanidade cruel advinda por nossas diferenças sociais, políticas e econômicas.

Os vários ataques contra gays, ocorridos na avenidaPaulista, tomam conta do noticiário e ilustram um claro caso de impedimento da plena cidadania. Eles foram atacados e espancados depois de sair de uma balada. Estavam simplesmente exercendo seu direito de ire vir ao caminhar pela avenida, no máximo podem ter demonstrado carinho mútuo em público, mas foram alvo de hostilidades devido a incapacidade da sociedade de reconhecer e respeitar as diferenças...
tracking img