Missa do galo e a cartomante, de machado de assis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Missa do Galo e A Cartomante, de Machado de Assis

Autor: Leandro Kerr Gimenez.

Este trabalho tem por objetivo analisar os contos A missa do galo e A cartomante, de Machado de Assis, abordando, entre outros, aspectos como enredo, tempo, espaço, personagens, narrador. Além disso, ao final, pretende-se estabelecer semelhanças entre os mesmos.

Missa do Galo

O conto Missa doGalo, de Machado de Assis, é publicado pela primeira vez em 1893, tendo sido incluído na primeira edição de Páginas Recolhidas, em 1899.

Resumo:
Em A missa do Galo, o narrador é Nogueira, que já adulto, decide contar um fato de quanto tinha dezessete anos de idade. Nascido em Mangaratiba, foi ao Rio de Janeiro para seus estudos preparatórios, ficando hospedado na casa do escrivãoMenezes, viúvo de uma de suas primas e casado com Conceição, que se resigna com uma relação extraconjugal do marido. Este dorme fora de casa uma vez por semana dizendo que vai ao teatro. Também moram na casa Dona Inácia, mãe de Conceição, e duas escravas.
A história se passa na véspera do Natal, uma daquelas noites em que o escrivão Menezes se ausenta de casa. Nogueira iria à missa do galo comum vizinho e combinou acordá-lo à meia-noite. Decide esperar já pronto, na sala da frente, para sair sem acordar as pessoas da casa. Está lendo um romance, Os três mosqueteiros, quando ouve um rumor e passos. É Conceição. Começam a conversar e o tempo vai passando; aproximam-se e falam baixo para não acordarem Dona Inácia. De repente, escutam uma pancada na janela, do lado de fora. É o vizinhoavisando que já é hora da missa do galo. Assim, Nogueira sai.
No dia seguinte, Conceição está como sempre foi, sem que nada pudesse lembrar a Nogueira a conversa da noite anterior. No Ano Novo, ele vai para Mangaratiba. Ao retornar, em março, para o Rio de Janeiro, o escrivão Menezes havia morrido. Nunca mais encontrou Conceição, ficando sabendo depois que ela havia se casado com o escreventedo marido.

Personagens:
As personagens principais da narrativa são Nogueira e Conceição, eles conversam enquanto ele espera para ir à missa do galo. Também são citados Menezes, marido de Conceição, Dona Inácia, mãe de Conceição, um vizinho, que acompanha Nogueira à missa, e duas escravas.
Nogueira é o narrador e protagonista da história. Já adulto, decide contar um fato ocorrido emsua adolescência. Com dezessete anos de idade, vai de Mangaratiba para o Rio de Janeiro a fim de fazer seus estudos preparatórios. Fica hospedado na casa de Menezes e enquanto espera à missa do galo conversa com Conceição. Pode-se dizer que era um rapaz, até mesmo por sua pouca idade, inexperiente e ingênuo, não percebendo quais eram exatamente as intenções de Conceição.
Conceição, 30 anos,era considerava “santa” pelo narrador-personagem, pois vivia sem reclamar, sem falar mal de ninguém e por aceitar calada as traições do marido, o escrivão Menezes. Além disso, era uma mulher religiosa, o fato de preferir quadros de santas no lugar das imagens vulgares que o marido havia escolhido comprova essa afirmação. Ela é a fonte das perturbações do protagonista. Como é Nogueira quem relata ahistória, com lapsos de memória, não podemos ter absoluta certeza dos acontecimentos, mas algumas atitudes de Conceição indicam uma suposta sedução, sobre ele, por parte dela.
Menezes, escrivão, hospedou Nogueira em sua casa. Era viúvo de uma das primas de Nogueira e casou-se, posteriormente, com Conceição, a quem traia, dizendo ir ao teatro, com uma senhora separada do marido. Morre deapoplexia, conforme é citado no final da narrativa.

Espaço:
A história acontece na cidade do Rio de Janeiro, de antes da abolição, em uma casa mal assombrada, localizada na Rua do Senado. O espaço com drama é a sala da frente, onde havia uma mesa no centro, uma janela com cortina, um canapé, cadeiras, um espelho e duas gravuras na parede. Lá, Nogueira esperava à hora da missa do galo lendo...
tracking img