Missa do galo resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O conto, como podemos observar, se desenrola mais consistentemente no nível do suspense. Há num primeiro momento, um adultério consentido: o escrivão Meneses sai de casa para ter um caso com umasenhora divorciada, enquanto que sua esposa aparentemente demonstra suportar essa situação. O papel secundário da personagem adúltera do escrivão Meneses vai ser crucial para entendermos a concepção dahistória, pois enquanto ele, escrivão, mantém relação de conjunção com o objeto amor (está em posse de um relacionamento extraconjugal) sua esposa encontra-se em situação contrária (em disjunção com oamor).

Pela lógica da própria narrativa sempre haverá uma transformação no enunciado de estado: ou com o sujeito que esteja em conjunção com um objeto, ou com o sujeito que esteja em disjunção comum objeto. Nesse caso, duas personagens se encontram em situações similares de disjunção: Conceição com o objeto amor, e o Sr. Nogueira com o objeto missa do galo:

“Havendo ajustado com um vizinhoirmos à missa do galo (...)”

Conceição, no que se refira ao processo conjuntivo/ disjuntivo, haveria sofrido de fato uma privação, não só do objeto "amor", mas também do objeto "respeito", o que dámargens para um comentário crítico do narrador a seu respeito: “Boa Conceição! Chamavam-lhe a ‘a santa’”.
Entretanto, a partir segunda parte do conto, mais precisamente onde se inicia, do ponto devista estrutural da narrativa, o conflito, começamos a perceber a transformação dos sujeitos que estão em disjunção dos seus respectivos objetos. Ainda pela lógica, o sujeito responsável pela privaçãode Nogueira seria o tempo, porque o tempo não passa para que Nogueira possa entrar em posse do objeto “missa”:
“ – Ainda não foi? Perguntou ela. – Não fui; parece que ainda não é meia-noite.”Dois aspectos fundamentais; a narração em primeira pessoa e o narrador-personagem. As personagens agem naturalmente, porém o narrador alterna a relação distanciamento/presença; ele reconstitui os fatos...
tracking img