Miscibilidade e solubilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MISCIBILIDADE E SOLUBILIDADE


1 INTRODUÇÃO


Durante o experimento foram utilizadas algumas substâncias químicas, misturando-se dois tipos diferentes de materiais e logo após analisadocomportamento desta solução, quanto a sua miscibilidade e solubilidade. E para entender os resultados do experimento deve-se ter conhecimento sobre alguns aspectos, como: Miscibilidade, que é a habilidade deduas ou mais substâncias líquidas formarem uma ou mais fases quando misturadas, sendo considerada miscível quando formar apenas uma fase e imiscível na formação de duas ou mais fases distintas,indiferentemente de sua proporção; e a solubilidade, que é capacidade de uma substância se dissolver em outra, formando uma única fase, sendo considerada insolúvel quando o solvente não dissolvertotalmente o soluto insolúvel quando o solvente dissolver totalmente o soluto.















1.1 O QUE É SOLUBILIDADE?


Solubilidade ou coeficiente de solubilidade (CS) é a quantidademáxima que uma substância pode dissolver-se num líquido. Pode-se expressar em mols por litro, em gramas por litro, ou em porcentagem de soluto/solvente. Também é possível estender o conceito desolubilidade para solventes sólidos.
Na solubilidade, o caráter polar ou apolar da substância influi muito, já que, devido a polaridade das substâncias, estas serão mais ou menos solúveis.
Os compostos commais de um grupo funcional apresentam grande polaridade, por isso não são solúveis em éter etílico, por exemplo, que apresenta baixíssima polaridade. Portanto, para que uma substância seja solúvel eméter etílico deve apresentar pouca polaridade. Os compostos com menor polaridade são os que apresentam menor reatividade como, por exemplo, as parafinas, compostas núcleos aromáticos e os derivadoshalogenados.
O termo solubilidade é utilizado tanto para designar o fenômeno qualitativo do processo (dissolução) como para expressar quantitativamente a concentração das soluções. A solubilidade de...
tracking img