Miriapodes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Miriápodes (Quilópodes e Diplópodes)
| Por Fabiana Santos Gonçalves |
Os miriápodes são artrópodes chamados de unirremes, por não possuírem apêndices ramificados. As mandíbulas não sãoarticuladas. Possui um par de antenas, as trocas gasosas são feitas pelas traquéias e os órgãos excretores são os túbulos de Malpighi. São terrestres, não existindo representantes aquáticos.
Os miriápodespossuem uma cabeça e um tronco alongado, com muitos segmentos, que possuem pernas. Habitam locais terrestres úmidos, pois não possuem cutícula. Vivem escondidos embaixo de pedras, troncos e rochas. Nacabeça há ocelos, alguns representantes possuem olhos compostos, peças bucais na região ventral, voltadas para frente.
Estes animais precisam evitar a perda de água, por isso em seu sistema traqueal osestigmas ficam fechados. O coração é um tubo dorsal. O sistema nervoso consiste de um cordão nervoso ventral que tem um gânglio em cada segmento.
Classe Chilopoda (Quilópodes)
Nesta classe estão ascentopéias, que estão distribuídas por todo o mundo, com cerca de 3000 espécies descritas. A maior centopéia do mundo mede 26 centímetros. Têm o hábito de viver escondidas, não só de predadores, mastambém para evitar a dessecação, portanto, possuem hábitos noturnos.
As centopéias possuem um par de pernas por segmento, garras de veneno para se proteger e o último par de patas pode ser usado paradefesa, dando tipo uns “beliscões”. O par de patas do 1o segmento do corpo é transformado em forcípula, estrutura que possui glândulas de veneno. Algumas espécies produzem glândulas repugnatórias, quesão chutadas contra o inimigo, e expelem gotas adesivas.
As centopéias são adaptadas para correr, sendo as pernas das corredoras mais longas. Também são adaptadas para cavar, e a força é obtida porcontrações do tronco.
São predadoras de pequenos artrópodes, mas algumas espécies se alimentam de minhocas e caracóis.
A transmissão de espermatozóides é indireta. Frequentemente há um ritual de...
tracking img