Mip do tomate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Manejo Integrado em Hortaliças Surpreende
Fonte: Revista Campo&Negócios -Agosto 2010


A profissionalização da hortifruti-cultura é condicionante frente às exigências de mercado e de sustentabilidade na atividade. Exigências atuais de rastreabilidade e, boas práticas agrícolas e segurança alimentar vêm de consumidores exigentes e que remuneram produtos oriundos de produção orgânica, produçãointegrada com certificação e rastreabilidade.
No Paraná a produção orgânica representa 3% da produção de alimentos. A Produção Integrada com certificação ainda é pequena no estado, mas mostra caminhos e cenários para onde vai o profissionalismo e oportunidades de renda na atividade em bases sustentáveis.
Vários projetos em andamento estabelecem padrão tecnológico mais limpo com plantio direto dehortaliças, manejo integrado de pragas, uso de irrigação localizada e fertirrigação efetiva na racionalização de uso de fertilizantes e água.

Outro aspecto de mudança evidente nos últimos anos foi a condução e estaqueamento com fitilho, meia estaca e ajuste de plantio para operações mecanizadas de melhor desempenho em tecnologia de aplicação de menor exposição aos aplicadores de agrotóxicos.Cultivo protegido
O cultivo em ambiente protegido também aumentou de forma vertiginosa em muitas regiões e é responsável por 30% da produção de tomate do estado do Paraná com 9 milhões de plantas
em 1600 estufas, envolvendo 550

produtores na produção de 1,3 milhão de caixas de hortaliças e com faturamento de 49,5 milhões de reais por ano somente no norte do Estado do Paraná.
O cultivo emambiente protegido permite produzir com mais qualidade e com menos problemas de pragas e doenças causadas por clima adverso, conseqüentemente menor uso de agroquímicos.



Manejo integrado
O manejo integrado de pragas também evoluiu, com lançamento de produtos mais seletivos a inimigos naturais,de menor impacto ambiental e na saúde do aplicador de defensivos agrícolas e de período de menorcarência no controle de doenças e pragas.
O uso de inimigos naturais com trichogramma pretiosum para controle de lagartas é mais difundido, no entanto, ainda de uso incipiente, apesar de ser prática importantíssima no controle de pragas em plantio intensivo. Com certeza ainda se pratica muito a venda de“pacotes tecnológicos” com famigerado calendário de aplicação.
O manejo integrado de pragas (MIP)é a única e mais eficiente forma de se manter a população de pragas sob controle e inclui um grupo de práticas associadas, a saber: rotação de culturas e
de áreas de cultivo; eliminação de lavouras velhas criatórios de pragas; eliminação de plantas hospedeiras de pragas e doenças (guanxuma, rubim, vassourinha,maria preta, jurubeba, joá bravo, etc.); plantio de fileiras de quebra ventos; ensacamentode frutos (lavouras menores);
eliminação de plantas com viroses; mudas de qualidade provenientes de viveiros idôneos; variedades com tolerância a doenças e pragas; vazio sanitário com dois a três meses sem plantio; liberação de inimigos naturais na área, por exemplo, trichogramma pretiosum; uso de produtos seletivos a inimigos naturais e de baixo impacto ambiental e na saúde do aplicador;alternância de mecanismos de ação ao na aplicação de agroquímicos; evolução na tecnologia de aplicação e monitoramento sistemático de pragas.


Monitoramento
O monitoramento parte do princípio apoiado em pesquisa de que a planta convive bem com determinado nível de praga e só a partir deste nível se deve interferir. Do contrário, o custo
da aplicação é maior que o dano causado pela praga.
Omonitoramento e as práticas associadas de manejo integrado permitem economia substancial de inseticidas da ordem de 30 a 40%, dependendo da área e da forma de atuar do grupo de produtores. O monitoramento também permite avaliar a eficiência dos produtos no controle da praga chave e a mudança, se for o caso.
A visualização de ovos ou ninfas da praga antes do dano permite antecipar o controle e evitar...
tracking img