Miopia marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do artigo “Miopia de Marketing”

O texto Miopia de Marketing, do autor Theodore Levitt, nos faz refletir bastante sobre a importância de parar e pensar em todo seu negócio e investimentos.Tem por objetivo ressaltar os principais pontos contidos no marketing e destacar comentários sobre suas implicações na disciplina, após 40 anos.
Inicia-se com a ameaça de que muitos setores emexpansão tinham problemas, não pelo fato do mercado saturado, mas sim por uma falha administrativa. Eles focavam muito no desenvolvimento do produto, em todo o esforço realizado, e assim deixavam “de lado” anecessidade dos clientes. Sempre havendo exceções, algumas empresas se preocupavam com tudo, desde o produto até a clientela, eram capacitados para aplicar as técnicas em novos produtos com o intuitode satisfazer o cliente, sendo assim, tendo um grande reconhecimento no mercado. Um exemplo muito citado foi a indústria de ferrovias, que era o meio de transporte de cargas e passageiros na metade doséculo XX, nos EUA, logo, foi substituído por outros meios, como carros, aviões, de maneira mais eficaz, porque os mesmos tinham prioridade o foco no produto, e não em clientes.
Trata-se também daameaça e do avanço que a energia elétrica enfrentava, ressaltando que o desenvolvimento de novas tecnologias para obtenção de energia, tais como baterias e energia solar, e com isso as empresas deenergia elétrica teriam que desenvolver métodos e produtos para novas formas de se obter energia.
As crenças dos executivos que ofuscavam sua visão de negócio, tendo por este motivo a “miopia demarketing”, tais como: A crença de que o crescimento é assegurado por uma população em expansão e mais afluente; A crença de que não existe um substituto competitivo para o principal produto da empresa;Excesso de fé na produção em massa e nas vantagens do rápido declínio do custo unitário com o aumento da produção; Preocupação com um produto que se preste ao aperfeiçoamento contínuo e à redução dos...
tracking img