Miopia em Marketing e KODAK

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIO SOBRE O TEXTO MIOPIA EM MARKETING
1- Explique, com suas palavras, o que é o NEGÓCIO de uma empresa?
O que a organização fornece para seus clientes. O que é produzido e entregue aos clientes. Algo feito pela empresa para captar retorno financeiro.

2- Que importância tem a definição do NEGÓCIO para uma empresa? Dê um exemplo.
Que através da definição do negócio a empresa pode definir osbenefícios que irão satisfazer os desejos de seus clientes. Ex: O negócio da Revlon é beleza, ninguém quer um batom, quer uma boca irresistível.
3- Quais os principais ensinamentos / conclusões que se pode extrair do texto?
Podemos concluir que as empresas trabalham melhor quando percebem a situação dos clientes de uma forma mais generalizada, baseando-se em pesquisas e detalhamentos específicos,agregando assim o conhecimento especializado das reais necessidades do mercado no qual atuam.

4- Você acredita que tais ensinamentos / conclusões podem ser aplicados na prática? Como isto seria possível na sua empresa? (Ou em alguma empresa onde você já tenha trabalhado anteriormente).

Sim, os ensinamentos/ conclusões do texto podem e devem ser praticados. Trabalho em uma empresa que tem o focona produção em massa; isso faz com que os seus custos sejam diminuídos, e os seus lucros aumentados, mas isto faz com que as necessidades dos clientes sejam esquecidas mais uma vez, ou seja, as atividades de marketing são consideradas uma consequência necessária do produto, e não o contrário, como deveria ser. O que nos leva a crer que, as empresas utilizam o marketing simplesmente para empurraraos seus clientes os produtos que querem vender, e não atender a seus anseios, esquecendo suas necessidades e tornando seu foco somente para vendas.



EXERCÍCIO SOBRE O TEXTO A IMPLOSÃO DE UM ÍCONE – KODAK
1- Que razões levaram a Kodak à situação descrita no texto?
Tudo começou quando a Kodak “teimou” em se manter num sistema onde não mais era compatível com o a era digital. Isso tudo foi frutode um mal planejamento, erros estratégicos antigos e de uma má administração, pois a empresa foi por muito tempo vítima de decisões equivocadas, que atrasavam a adoção de novas estratégias. Para seus concorrentes, as perdas de mercado eram superadas usando criatividade e inovação, enquanto isso, os produtos que a Kodak criava já não eram mais os mesmos e não tinha aceitação, os consumidoresprecisavam de novidades tecnológicas e inovadoras. Era preciso valorizar mais seus colaboradores, identificar e preparar para assumirem futuros postos de lideres da empresa. Enfim, todo este processo de desenvolvimento que a Kodak não fez, se faz necessário para que a uma empresa possa crescer no mercado, pois só assim terá condições de enfrentar novos desafios empresariais, tomando decisões acertadas ese adaptando aos novos cenários com novas estratégias.
2- O que fazem empresas como a Guinness para ultrapassar os 100 anos de vida?
As empresas como a Guinness, ultrapassam os 100 anos de vida, realizando um bom planejamento e uma boa administração, incentivando a pensar não só no passado e no presente, mas principalmente no futuro da empresa. Devem estar preparadas para os desafios, perceberemas mudanças de forma rápida e precisam de líderes e empreendedores inovadores que identifiquem e desenvolvam oportunidades de crescimento, pois vivemos em um mercado cada vez mais competitivo. A atitude ou postura precisa ter algo de diferente daquelas que já estão no mercado há mais tempo, seja no serviço oferecido ou no modelo de negócio. Um empreendedor deve ser competitivo e não ter medo dasmudanças e inovar sempre que for preciso. Isto tudo requer muita habilidade, para lidar também com as incertezas e com as opiniões contrárias. As empresas devem portanto, tomar as decisões certas e na hora certa, isto se torna fator primordial para a sobrevivência empresarial.
3- Quais os principais erros que a Kodak cometeu e o que foi ou está sendo feito para corrigir cada um dos erros...
tracking img