Miografia do gastrocnemio

389 palavras 2 páginas
Fisiologia: Relatório da Miografia do Gastrocnêmio

Resultados

1º Teste: Relação entre intensidade de estímulo X intensidade do abalo muscular
A cada um minuto foi aplicada uma intensidade de voltagem, de forma transiente. Inicialmente aplicou-se um estímulo de 0,5V, porém não houve abalos. O mesmo ocorreu com 1V. Porém, ao aplicar 2V houve um abalo, ou seja, à 2V houve a intensidade limiar do estímulo – intensidade mínima para se conseguir um abalo.
A partir da estimulação de 3V até 21,5V houve um aumento dos abalos muscular. Porém, a partir de 21,5V os abalos continuaram constantes. De acordo com os testes, a voltagem máxima do músculo permaneceu entre 21,5V e 23V, e acima de 23V há a supramáxima de estímulo.

2º Teste: Relação entre a frequência de estímulo X padrão (força e forma do abalo) Para realizar esse teste é necessário utilizar uma voltagem supramáxima, que seja maior que 23V. Escolheu-se 24V para a realização dos testes. Inicialmente aplicou ao músculo uma frequência de 1Hz e houve alguns estímulos, porém sem nenhum fenômeno. Ao aplicar uma frequência de 2Hz, ocorreram dois fenômenos: a escada – a força muscular é crescente apesar da intensidade se manter constante; e a fadiga muscular – queda na tensão dos músculos. Aplicando uma frequência de 5Hz houve fadiga muscular e o fenômeno do tétano imperfeito – contração prolongada e elementar do músculo em que não se fundem. Com uma frequência de 10Hz a contração foi contínua e o estímulo e a força constantes, ocorrendo o fenômeno do tétano perfeito – contração prolongada e elementar do músculo que se fundem. E, concluindo, aplicou-se uma alta frequência de 20Hz na qual as contrações permaneceram com fusão de abalos.

3º Teste: Estimulação do nervo ciático Inicialmente, estimulou o músculo e o nervo ciático para observar as possíveis respostas. Aplicou-se uma frequência de 7,5Hz e uma voltagem de 1V, ocorreram abalos. O mesmo ocorreu quando aumentou-se a voltagem para 3V (frequência

Relacionados

  • Sistema nervoso
    48242 palavras | 193 páginas