Miocardiopatia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
aspectos clínicos, ecocardiográficos E ANGIOGRÁFICOS de UM caso DE DIAGNÓSTICO INUSITADO DE MIOcardioPATIA DILATADA EM RECÉM-NASCIDO:
uTIDA, g.b.; Mansour, j.p.o.; KAWASAKA, a.l.b.c.; oliveira,a.k.n.; caneo, l.f., SHIMODA, m T; cassar, r.s; lEMOS, P; tavares, g.m.p.; arrieta r.; JUNIOR, w.m.

INSTITUTO DO CORAÇÃO –FMUSP
|
Introdução: O diagnóstico fetal ou pós-natal imediato demiocardiopatia dilatada (MCD) em recém-nascidos é uma situação rara, e geralmente secundária a processos infecciosos materno-fetais. Relatamos um caso atípico desta doença, relacionada a uma malformaçãoestrutural cardíaca rara do seio coronário, suspeitada a partir do ecocardiograma. Descrição: Lactente de 40 dias de vida, transferido ao nosso serviço devido a MCD diagnosticada no ultrassom obstétricona última semana da gestação, vinha em uso de drogas vasoativas e ventilação mecânica desde o nascimento devido a ICC. Foi transferido ao nosso serviço com indicação de transplante cardíaco. Aoecocardiograma transtorácico na admissão confirmamos dilatação e disfunção importantes do VE, com aspecto aneurismático, mas nos chamou a atenção também a dilatação das artérias coronárias e congestão dosistema venoso coronariano, culminando com aspecto de estreitamento do seio coronário (SC) e aceleração de fluxo em sua desembocadura no átrio direito. Foi então submetido a Cateterismo cardíaco,realizado concomitante a assistência circulatória (ECMO) devido à disfunção ventricular esquerda grave, confirmando o diagnóstico de hipoplasia e estenose do SC. Durante este exame foi tentado a dilatação doSC, com sucesso parcial devido à estenose de todo o seu trajeto. A criança foi mantida em assistência circulatória, listada para transplante cardíaco. Comentários: As anomalias obstrutivas de SC sãoraras e de difícil suspeita, usualmente assintomáticas durante a vida, sendo geralmente achados pós-morte. Freqüentemente estão associadas a outras cardiopatias congênitas. Nos casos de hipoplasia...
tracking img