Minorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projetos “Minorias”
(Discussão de Temas para o Sábado Cultural – Humanidades)

Opressão: uma discussão fundamental
Diante dos debates e ações, muitos questionam os movimentos sociais por utilizaro termo “Opressão”, como se fosse distante do debate ou da realidade.
Chamamos de opressão toda conduta que transforma as diferenças em desigualdades, sendo utilizadas para beneficiar um determinadogrupo em relação ao outro. Este tipo de conduta oprime e inferioriza setores da sociedade, dividindo-a. Esta divisão é fundamental para o capitalismo explorar mais (ex: a média salarial dos homensbem maior que a das mulheres) e para se manter.
À opressão que atinge as mulheres, chamamos de machismo; à que atinge os negros e índios, racismo; e à que atinge homossexuais, homofobia. A opressão nãoé natural dos indivíduos, e sim parte de uma ideologia hegemônica, difundida em todos os lugares e incorporada e praticada de maneira naturalizada.
Violência à mulher
Uma das ideologias emfuncionamento hoje é a de que com uma mulher na presidência, o machismo está acabando e a mulher terá muitos de seus problemas resolvidos. A onda de violência que vemos em alguns casos mostram que o conteúdodesta ideologia é absolutamente falso, e que apenas leis como Maria da Penha não resolvem o problema da violência.
Os estupros evidenciam uma realidade cruel com a qual mulheres são obrigadas aconviver cotidianamente: são expostas desde ao risco de terem seu corpo violado até às piadas que as inferiorizam e lhes dizem que são objetos do desejo masculino e donas do lar. Presenciamos tambémoutras formas de violência nas Universidades, como o “rodeio das gordas” na UNESP, os trotes, assédio sexual de professores etc. O machismo se apresenta também na divisão sexual dos cursos, na falta decreches e no trabalho terceirizado. Por ser o machismo muito naturalizado, o combate à opressão é todo dia.
Homofobia
Na Idade Média, e ainda hoje para muitas religiões, a homossexualidade era/é...
tracking img