Minorias no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINORIAS


“Numa sociedade global uma minoria é uma sociedade particular caracterizada por aspirar a um modo de viver próprio que a distingue do conjunto e que, de certo modo, a põe à parte. Uma minoria não está necessariamente afastada ou isolada da sociedade nacional. É por isso que nem sempre se identifica com um grupo marginal e não é necessariamente objeto de segregação. Uma minoriaconstitui-se como coletividade ou comunidade particular na base da raça, da língua, da religião ou de um gênero de vida e de cultura muito diferentes do resto do país ou conjunto. Deste modo se criam ligações afetivas e afinidades que tendem a afastar este grupo do resto da população ainda que ele se encontre disperso”.
Minoria também pode constituir a referência a categorias ou grupos que, pela suaposição sócio-político-económico-cultural, ocupam um lugar de destaque e de influência na sociedade, sendo aqui sinônimo de “elite”. Esta minoria-maioria (número VS poder) deverá ser enquadrada na perspectiva do poder institucionalizado de uma maioria. No, e para o presente caso, interessa-nos a minoria entendida na perspectiva não institucional, mas marginal.

Na sociedade consumista os meios decomunicação em massa determinam o que devemos comer vestir, assistir, ouvir, usar, comprar, entre outras imposições.

Diante da “padronização” cultural, existem no mundo vários grupos com práticas culturais, religiosas peculiares, são grupos diferentes denominados de minorias, correspondem a grupos ou nações que lutam por seus ideais, o primeiro luta pelo respeito e cidadania, o segundoaspiram por sua independência territorial, cultural, religiosa e política, para defender os interesses de suas peculiaridades.

Mas as minorias não são compostas apenas de nações reivindicando sua independência territorial, existem as minorias inseridas em praticamente todas as sociedades. A situação de exclusão e/ou discriminação provoca o surgimento de organizações que buscam dignidade e respeitoatravés de ações políticas.

Podemos exemplificar vários grupos de minorias, como os homossexuais, os sem terra, os sem teto, as feministas e os povos indígenas, todos eles tem seus motivos para lutar, todos eles são minorias dentro das sociedades, no fim todos querem o mesmo, ser respeitados.


Na Constituição de 1988, ao tratar dos direitos Da Ordem Social, o artigo
193 determina que “aordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça social”, assim como promover políticas sociais com a finalidade de amenizar as diferenças, e aumentar as oportunidades daqueles cidadãos que, por motivos diversos, foram em algum momento histórico, excluído da condição de atores sociais.O problema não se encontra na ausência de normas para o respeito ecumprimento dos direitos das minorias, mas a um problema já abordado anteriormente, que é o da omissão, portanto, finalizando, não se pode alegar a não existência de leis, estatutos ou outros, para a proteção específica dos direitos das minorias, pois a Constituição de1988 é rica nestas questões, conforme exposição apresentada para alguns de seus artigos, o que precisa é vontade política e da sociedade,para a efetivação das políticas sociais, e também para o cumprimento dos respectivos instrumentos jurídicos, que determinam a obediência às normas e decisões judiciais.

O HOMOSEXUALISMO
“a homossexualidade é o sentimento de amor romântico por uma pessoa do mesmo sexo. Não constitui doença, desvio psicológico, perversão nem nada do gênero”. Nesse sentido, a homossexualidade não é uma doença, nemuma opção e sim uma descoberta pessoal em um determinado momento da vida.
Mais importante é a constatação de que muito mais prejudicial o que a homossexualidade em si é o avassalador estigma social de que são alvo gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros. São indivíduos que experimentam sofrimento originado na intolerância e no injustificado preconceito social. A busca...
tracking img