minnie5

2044 palavras 9 páginas
Introdução

Stalking é um fenômeno que ocorre em vários países e, apesar de ainda não ser fácil de ser identificado e definido, causa grande prejuízo às pessoas envolvidas.
Stalking é um termo usado para definir a vigilância exagerada e a obsessão que um indivíduo adquire por outro. É uma perseguição persistente na qual o stalker – autor da perseguição – impõe a sua vítima contatos indesejados, ameaças, invasão de privacidade, etc. O fenômeno pode caracterizar-se através de uma série de comportamentos ilícitos, sejam eles de ordem mais leve ou de ordem mais grave, a nível criminal.vO stalker, seja por amor, ódio, inveja ou vingança, segue sua vítima, faz ligações telefônicas constantes, espalha boatos e envia mensagens comprometendo, muitas vezes, a integridade física e moral de sua vítima.

Stalker
Stalker é o termo usado para a pessoa que pratica o stalking. Muitas vezes, o indivíduo com esse problema não possui um juízo crítico adequado e faz ideias distorcidas, ou até delirantes, da realidade. O stalker normalmente é uma pessoa insegura e dependente e sem condições para aceitar uma perda afetiva. Ao ser rejeitado, ele desenvolve mecanismos de projeção e deslocamento, sua personalidade regride a níveis arcaicos, criando assim, um desejo de retornar a um passado que não é mais realidade. A doença pode ser caracterizada como neurose obsessiva na qual a pessoa apresenta uma fixação da libido no estágio anal de maturação. Uma característica fundamental na neurose obsessiva é sua ligação com o sentimento de culpa; os neuróticos obsessivos tentam usar objetos para resolver ou aliviar seus conflitos internos. Tendem a crer na onipotência de seus pensamentos, e temem essa onipotência, isso faz com que ele dependa daquilo que pensa. O pensamento do obsessivo é um pensamento abstrato, isolado do mundo real das coisas concretas, sendo a dúvida o conflito instintivo deslocado para a esfera intelectual. Existem estudos empíricos

Relacionados