Minicompostagem: uso para os resíduos sólidos domésticos

2443 palavras 10 páginas
Minicompostagem: Uso para os Resíduos Sólidos Domésticos

Carlos Atalla Hidalgo Hijazin[1]
Monique da Silva Pires[2]

Resumo: Uma pilha de composto é um modo de fornecer condições propícias para a vida dos micro-organismos que transformam a matéria orgânica em um produto final estável conhecido como húmus, o qual fornece nutrientes para o solo. Existem fatores físico-químicos e microbiológicos que influenciam a compostagem e devem ser monitorados para um melhor desempenho deste processo. A pesquisa baseou-se na experimentação e comparação entre duas composteiras desenvolvidas para um ambiente restrito, abordando a importância de diminuir a quantidade de resíduo orgânico devolvido inadequadamente a natureza.

Palavras-chave: Compostagem; resíduo orgânico, minicompostagem.

Abstract: A compost pile is a way of providing conditions for the life of micro-organisms that convert organic matter into a stable end-product known as humus, which provides nutrients to the soil. There are physical chemistry and microbiological parameters which influence the composting process and should be monitored for an optimal performance. The research was based on trial and comparison between two compost bin systems developed for a restricted environment, addressing the importance of reducing the amount of organic waste improperly returned to nature.

Key-words: Composting, organic waste, little composter.

1. INTRODUÇÃO

O crescimento populacional, aliado aos avanços tecnológicos e ao acelerado processo de industrialização, nos últimos anos, vêm causando um crescimento vertiginoso da sociedade de consumo e descarte, consequentemente um aumento na geração de resíduos sólidos. A maior parte dos resíduos sólidos domésticos é de matéria orgânica e o recurso mais apropriado para lidar com esse material é a compostagem. Fernandes et al. (1999: p. 9) afirmam que:

“A

Relacionados

  • Composteira organica
    3112 palavras | 13 páginas
  • Havainas
    64964 palavras | 260 páginas