Mini usina de extrato de soja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O leite de soja, por ser uma bebida protéica de baixo custo, de bom valor nutritivo e de fácil obtenção, representa sem dúvida, importante alternativa para a nutrição humana em geral, particularmente, nos lugares onde o leite bovino é caro ou indisponível. Sua importância se torna ainda mais evidente, uma vez que pode ser usado por pessoas alérgicas à lactose e/ou à proteínapresentes no leite bovino (DURANE et al., 1976).
A soja foi a única cultura a ter um crescimento expressivo na sua área cultivada ao longo das últimas três décadas.
Apesar das potencialidades de aproveitamento, há uma pequena participação da soja na dieta humana, a qual tende a se incrementar pelo seu inquestionável perfil nutricional, baixo custo, excelentes propriedadesnutricionais nos sistemas alimentares e o constante desenvolvimento de produtos a base de soja (ERDMAN e FORDYCE, 2002; WIJERATNE, 2002). Esse baixo consumo é devido à baixa aceitabilidade dos produtos elaborados com soja, nos quais está evidente o sabor característico da soja tradicional. O sabor indesejável ocorre devido a compostos voláteis de baixo peso molecular, produzidos durante a operação dedesintegração dos grãos com água, por ação enzimática, sobre as cadeias de ácidos graxos insaturados (GODOY et al., 2003).
O aumento de interesse dos consumidores por alimentos mais saudáveis proporcionam um crescimento do segmento da indústria de alimentos que deseja melhorar a qualidade de vida com a dieta. A sociedade moderna tem se tornado cada vez mais complexa, modificando os padrões devida. As pessoas freqüentemente mostram sintomas de cansaço, depressão e irritação, ou mais comumente uma forma de estresse (KWAK & JUKES, 2001a) e, por isso, essas pessoas estão se preocupando com o estilo de vida e os hábitos alimentares.
A escolha e consumo inadequados de alimentos e dietas restritas podem afetar o estado nutricional do indivíduo em qualquer período de sua vida. Assim,oportunidades existem para que a indústria de alimentos manufature produtos que alcancem os requerimentos nutricionais de grupos populacionais específicos, tais como: crianças, adolescentes, mulheres, esportistas, idosos, etc.(CASÉ, F.; DELIZA, R.; ROSENTHAL, A.; MANTOVANI,D. & FELBERG,I., 2005)
Devido à imagem negativa do uso de remédios, e incertezas associadas à eficiência dos suplementos, aprocura por alimentos funcionais tem se tornado bastante popular (RIAZ, M.N., 1999).
Com a alta disponibilidade de soja na região norte do Paraná e a procura por alimentos à base de soja, os produtos LiveSoy surgem como uma alternativa para potencial consumidores.
O foco da empresa LiveSoy é atingir uma fração significativa do mercado consumidor de produtos derivados da soja daregião norte do Paraná, oferecendo preços acessíveis, mantendo a qualidade e o sabor agradável do chocolate.

2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1. Soja
A soja [Glicine Max (L.) Merril] é uma fabacease muito utilizada pelos orientais, com grande extensão de consumo pelos ocidentais e cuja proteína se destaca não só pela quantidade, mas também pela qualidade. O óleo extraído dos grãos tempotencial de comercialização mundial. (Nielsen, 1991; Liu, 1999; Bowles & Demiate, 2006).

2.1.1. PRODUÇÃO DE SOJA
A soja foi a única cultura a ter um crescimento expressivo na sua área cultivada ao longo das últimas três décadas (Figura 1). O explosivo crescimento da produção de soja no Brasil, de quase 260 vezes no transcorrer de apenas quatro décadas, determinou uma cadeia demudanças sem precedentes na história do país. (Embrapa, 2004).
[pic]
Figura 1 – Área das principais culturas no Brasil
Fonte:Embrapa 2004

Segundo a CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento (2009), a safra de 2008/09, acompanhado no mês de março, indicou uma área plantada no Paraná de 4017,1 mil hectares, 1% superior aos 3977,3 mil hectares cultivados na safra...
tracking img