MINI RELAT RIO M S DE JULHO MELISSA

851 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
ALUNA: MELISSA CALDERARO – BOLSISTA PERMANÊNCA
PROJETO DE PESQUISA INSERIDA: PROCEDIMENTOS DE ESTRUTURAÇÃO TEXTUAL EM REDAÇÕES ESCOLARES
ORIENTADORA: CRISTINA RIGONI

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS DE JULHO

O presente relatório insere-se no projeto de pesquisa intitulado: “Procedimentos de estruturação textual em redações escolares”, que está sendo desenvolvido na Escola de Letras da UNIRIO. Enquadrado na linha de pesquisa Língua e ensino, este trabalho tem como objetivo central analisar a produção textual dos estudantes de diferentes graus de ensino, avaliando as dificuldades e os truncamentos presentes nas redações escolares.
Dessa forma, pretende-se promover uma reflexão sobre os obstáculos enfrentados diariamente, em sala de aula, pelos professores de Língua Portuguesa que trabalham o processo de escrita com os alunos. O baixo desempenho e as dificuldades apresentadas pelos estudantes na leitura e na produção de texto são fatores constantemente apontados por alguns estudiosos como um dos problemas centrais do processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.Nesse sentido, este trabalho se caracteriza por propor estratégias que auxiliem e aprimorem o trabalho docente nas salas de aula.
O objetivo central deste trabalho baseia-se nas análises de redações escolares, de diferentes graus de ensino, focando nos mecanismos de estruturação textual e identificando as dificuldades de escrita dos alunos, provocadas por diversos fatores como: falta de coerência e de coesão textual, excessivo uso de traços da oralidade, dificuldade no encadeamento de ideias, truncamentos, entre outros. Para os pesquisadores deste grupo, o trabalho tem como finalidade principal a criação de estratégias que auxiliem o trabalho do professor de Língua Portuguesa e o aprimoramento de práticas pedagógicas voltadas para o trabalho de leitura e de produção textual, possibilitando um possível aperfeiçoamento do professor que já enfrenta

Relacionados

  • exercícios de gramática
    84201 palavras | 337 páginas
  • estudo dirigido
    45223 palavras | 181 páginas
  • DJ239 2013 ASSINADO
    560858 palavras | 2244 páginas