Mini distritos industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS MINI-DISTRITOS INDUSTRIAIS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP): NOVOS ESPAÇOS PRODUTIVOS E ORGANIZACIONAIS.

Vinicius Ceron Rissoli (Departamento de Geografia – IGCE – UNESP – Campus Rio Claro, SP).

Prof. Adjunto Auro Aparecido Mendes (Departamento de Geografia – IGCE – UNESP – Campus Rio Claro, SP).



RESUMO


No conjunto das transformações que marcaram o milênio, pode-se dizer que osistema produtivo mundial passa por profundas e importantes transformações resultantes dos novos obstáculos que surgem às empresas de um modo geral. Por influência destas modificações ocorridas, significativas readaptações e reestruturações produtivas vêm assumindo relevância central no processo de desenvolvimento econômico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma política localde incentivo às micro e pequenas empresas denominado de Programa de Minidistritos Industriais e de Serviços de São José do Rio Preto (SP).

Palavras-chave: novos espaços produtivos; micro e pequenas empresas; Programa Mini-Distritos Industriais.

ABSTRACT

In the group of transformations that marked the millennium, it can be said that the world productive system goes by deep and importantresulting transformations of the new obstacles that appear to the companies in general. For influence of these happened modifications, significant readaptations and productive restructurings are assuming central relevance in the process of economical development. In that sense, the objective of this work is to present a politics incentive to small and middle companies denominated of Program ofIndustrial Minidistritos and Services of São José of Rio Preto (SP).

Keywords: new productive spaces; small and middle companies; Program Industrial Mini-districts.



1. Introdução

No conjunto das transformações que marcaram o milênio, pode-se dizer que, o sistema produtivo mundial passa por profundas e importantes transformações resultantes dos novos obstáculos que surgem às empresas deum modo geral. Por influência destas modificações ocorridas, significativas readaptações e reestruturações produtivas vêm assumindo relevância central no processo de desenvolvimento econômico.
Neste contexto, o interesse pelo tema referente à atuação das pequenas e médias empresas (PMEs) numa perspectiva mais ampla, já motivou o estudo mais detalhado e a publicação de alguns trabalhos quedenunciam a relevância das PMEs. Além da comunidade acadêmica, muitos agentes relacionados ao poder público buscam desenvolver técnicas e conhecimentos que os possibilitem proporcionar um respaldo mais eficiente as PMEs do local.
Associando-se às micro e pequenas empresas, o objeto de estudo do trabalho são os Mini-Distritos Industrias e de Serviços de São José do Rio Preto (SP), programa quese mostrou como uma nova alternativa de gestão territorial e organizacional para o meio industrial.
O programa enfatiza as oportunidades de desenvolvimento local através de objetivos econômicos, sociais e ambientais, não se tratando apenas de uma estratégia para o crescimento econômico, mas sim um caminho de inclusão social para a população do município. Os mini - distritos industriais sãoconsiderados uma alternativa para a promoção do progresso tecnológico e industrial, mais especificamente no que se refere à geração de emprego e renda. (BOLÇONE, 2001, p. 144).


2. Pequenas e médias empresas.




O estabelecimento de critérios para a definição do tamanho e porte das empresas constitui um fator relevante de apoio e planejamento de caráter governamental às MPMEs. Estasdefinições permitem que as empresas enquadradas dentro dos limites de tamanho a que correspondem possam usufruir os benefícios e incentivos previstos nas legislações.
O SEBRAE utiliza o parâmetro de pessoas empregadas na empresa para classificar os empregos da seguinte forma:
• Micro empresa: I- na indústria e construção: até 19 pessoas ocupadas; II- no comércio e serviços: até 9 pessoas...
tracking img