Mini dicionario de termos usados no curso de informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antivírus - Programa que detecta e elimina vírus de computador.
Banco de Dados - Conjunto de informações relacionadas entre si, referentes a um mesmo assunto e organizadas de maneira útil, com o propósito de servir de base para que o usuário recupere informações, tire conclusões e tome decisões.
Bit - A menor unidade de informação utilizada em informática. Corresponde a 0 (zero) ou 1 (um),ligado/desligado, presença/ausência, etc.
Bps - Significa bits por segundo. A velocidade do modem é expressa em quantos bits ele pode transferir por segundo. Quanto maior o número de bps, mais rápida é a velocidade do modem.
Bios: Fisicamente falando, a BIOS é uma memória acoplada na placa-mãe. Virtualmente falando, ela é um programinha com instruções básicas e fundamentais para o funcionamento dosdemais componentes do computador.
Byte - É um conjunto de oito bits. Um byte é uma unidade que determina uma informação, que pode ser um caractere (letra) ou um código para um desenho na tela.
Cache: É uma memória presente em diversos componentes de hardware. As memórias cache mais conhecidas são as do processador e da placa-mãe. A memória cache sempre tem um tamanho (este medido em KB ou MB)reduzido, pois ela tem como principal função fazer um intermédio entre dois itens quaisquer de uma forma mais rápida. A memória cache, geralmente, armazena dados importantes ou que sejam utilizados constantemente, isto agiliza muito o processamento de dados e você obtém resultados mais rápidos.
Chipset: É um componente presente na placa-mãe, o qual é de suma importância. Normalmente em placas-mãecom componentes onboards, o chipset desenvolve um papel ainda mais importante. Ele é responsável por controlar a placa de vídeo, rede e som onboard. Evidentemente ele tem muitas outras funções, como centralizar dados e criar pontes de comunicação entre componentes.
Clock: É a velocidade em que cada componente funciona. O clock é especificado em MHz (MegaHertz) ou Ghz (GigaHertz).
Cooler: Ocooler, na verdade, não serve para calcular ou realizar alguma tarefa diretamente relacionada aos softwares. O cooler é apenas um componente que serve para refrigerar o CPU (processador). Atualmente há diversos tipos de coolers, porém o mais comum é o ventilador.
CPU: O CPU (Central Process Unit – Unidade Central de Processamento), também conhecido como processador, é o principal item de hardware docomputador. Ele é responsável por calcular e realizar as tarefas determinadas pelo usuário.
DDR: É o termo básico para fazer referência ao tipo de memória presente nos computadores atuais. Atualmente há três tipos de memória DDR no mercado: a DDR, a DDR2, e a DDR3 (esta última mais recente e ainda rara de ser encontrada). O significado da enorme sigla DDR SDRAM é memória de acesso aleatóriodinâmica síncrona de dupla taxa de transferência.
Drive: São as famosas unidades de leitura (e em alguns casos também gravação) de CDs, DVDs, disquetes e outros tipos de mídias removíveis.
Driver: O driver não é necessariamente uma parte dos componentes de hardware, mas ele deve estar nesta lista, porque ele é o responsável pela comunicação entre hardware e software.
DNS (Domain Name System) - É umsistema hierárquico de base de dados distribuídas que converte um nome de domínio em um endereço IP do computador/servidor Internet de um provedor de acesso e hospedagem de websites.
Domínio - Nome que identifica um computador, departamento, ou organização na rede Internet.
Download - É o ato de copiar (transferir) um arquivo de um site da Internet para o seu próprio computador.
Dial-Up - Conexãofeita com outro computador através de uma linha telefônica comum.
DVD - O Digital Versatile Disc (disco digital versátil) tem o aspecto semelhante ao de um CD, mas sua capacidade de armazenamento é de sete a 14 vezes maior.
E-mail (correio eletrônico) - É o sistema para troca de mensagens de texto e arquivos de computador via Internet.
Fonte: É a responsável por fornecer energia a todos os...
tracking img