Mini curso para falar bem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Minicurso para você falar bem

Reinaldo Polito

Este é um minicurso para você treinar e aperfeiçoar sozinho suas habilidades de comunicação. Preparei um roteiro com respostas às perguntas maiscomuns formuladas pelos alunos do nosso curso de expressão verbal. São questões que cobrem os aspectos mais relevantes da arte de falar em público. Acompanhe as orientações também pelos vídeosindicados no texto.

1 - Quando estou na frente do público parece que as mãos ficam enormes e sobram dedos para todos os lados. Como deverei gesticular?

Gesticular quando falamos em público não é muitodiferente da gesticulação que usamos nas conversas mais informais com amigos , pessoas da família e colegas de trabalho. Se você fizer gestos diante dos ouvintes da mesma maneira como já faz nasconversas do cotidiano, com certeza irá acertar. Alguns conselhos que você poderá pôr em prática imediatamente para melhorar a gesticulação:

Faça gestos moderados, normalmente acima da linha dacintura e sem pressa de voltar com as mãos à posição de apoio. Esses cuidados farão com que a gesticulação diante da plateia seja muito parecida com a que você já está acostumado a usar e proporcionará umcomportamento natural, espontâneo e expressivo. De forma objetiva e simplificada, a regra é procurar explicar com as mãos com moderação o que você está dizendo.

2 – Diante da plateia não vejoninguém. Como devo olhar para o público?

Com o tempo o nervosismo diminui e você passará a ver as pessoas. Olhe para todos os lados da plateia. Gire o tronco e a cabeça para a esquerda e para a direita,de tal forma que além de enxergar os ouvintes, fará com que eles se sintam prestigiados com sua atenção.

3 - Como devo me posicionar diante do público? Posso me movimentar? Já li alguns livrosque dizem que a movimentação é importante, e outros que afirmam que é melhor ficar parado. Afinal, quem está com a razão?
Se você ficar imóvel diante do público, dificilmente conseguirá interagir...
tracking img