Minhoca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Todas as células necessitam de nutrientes com o objectivo de realizar as suas reações metabolicas e manter o nível de quantidade de substância do organismo. Mas não basta os seresvivos alimentarem-se e também não basta existirem um conjunto de mecanismos e processos capazes de decompor tal alimento, a que existir um sistema capaz de destribuir para todas as células do organismo osnutrientes obtidos.

Objectivos

Os nossos objectivos para com este trabalho são esclarecer quantos tipos de sistemas circulatórios existem e qual deles é representado pelo sistema da minhoca?,como funciona o sistema circulatório de tal criatura?, dando mais um passo como estudantes naquilo que é o caminho da sabedoria.

























As minhocas sãoanelideos (Annelida do latim annelus, pequeno anel + ida, sufixo plural), da classe oligoquetas(poucas sertas), vermes segmentados com o corpo formado por aneis.
Possuem sistema circulatório. O sanguedesloca-se por um sistema fechado de vasos e contém pigmentos respiratórios dissolvidos no plasma.



Figura: a anatomia de uma minhoca


• Na minhoca, o pigmento respiratório é ahemoglobina, responsável pelo transporte de 40% do oxigênioutilizado pelo organismo;
O sistema circulatório dos anelídeos é totalmente separado da cavidade do corpo e consiste principalmente em dois vasossangüíneos longitudinais; o vaso dorsal é contrátil; pode ocorrer o desenvolvimento de mais vasos tanto longitudinais como transversais, o que torna o sistema circulatório mais complexo.




Osistema circulatório da minhoca ‚ composto por dois grandes vasos que percorrem o animal no sentido do comprimento; um sobre o intestino, o vaso dorsal e um abaixo do intestino, o vaso ventral. Existetambém um vaso longitudinal menor que estes dois, que corre ventralmente ao sistema nervoso e é chamado de vaso subneural. Os vasos longitudinais ligam-se entre si através de 4 grandes vasos circulares...
tracking img