Minha vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRONTO SOCORRISMO







OBJETIVOS


Este manual tem por objetivo ensinar os conceitos e técnicas básicas de Pronto Socorrismo. Após conhecer as técnicas e conceitos aqui tratados, o socorrista terá subsídios para proporcionar às vítimas de acidentes e traumas o suporte básico da vida. Trata-se em difundir conhecimentos que são úteis a todos, tanto no trabalho como em seus lares.PRIMEIROS SOCORROS


1. Introdução
Primeiros Socorros é o tratamento imediato e provisório ministrado a uma vítima de trauma ou doença, fora do ambiente hospitalar, com o objetivo de prioritariamente evitar o agravamento das lesões ou até mesmo a morte e estende-se até que a vítima esteja sob cuidados médicos.
É da maior importância que o socorrista conheça e saiba colocar em prática osuporte básico da vida. Saber fazer o certo na hora certa pode significar a diferença entre a vida e a morte para um acidentado. Além disso, os conhecimentos na área podem minimizar os resultados decorrentes de uma lesão, reduzir o sofrimento da vítima e colocá-la nas melhores condições para receber o tratamento definitivo.
O domínio das técnicas do suporte básico da vida permitira que osocorrista identifique o que há de errado com a vítima, levante ou movimente-a, quando isso for necessário, sem causar lesões secundárias, e, finalmente, transporte-a e transmita informações sobre seu estado ao médico que se responsabilizará pela seqüência de seu tratamento.



2. Avaliação Inicial
Antes de qualquer outra atitude no atendimento às vítimas, deve-se obedecer a uma seqüênciapadronizada de procedimentos que permitirá determinar qual o principal problema associado com a lesão ou doença e quais serão as medidas a serem tomadas para corrigi-lo.
Essa seqüência padronizada de procedimentos é conhecida como exame do paciente. Durante o exame, a vítima deve ser atenta e sumariamente examinada para que com base nas lesões sofridas e nos seus sinais vitais, as prioridades doatendimento sejam estabelecidas.
O exame do paciente leva em conta aspectos subjetivos, tais como:
• O local da ocorrência. É seguro? Será necessário movimentar a vítima? Há mais de uma vítima? Pode-se dar conta de todas as vítimas?
• A vítima. Está consciente? Tenta falar alguma coisa ou aponta para qualquer parte do próprio corpo.
• As testemunhas. Elas estão tentando dar alguma informação? Osocorrista deve ouvir o que dizem a respeito dos momentos que antecederam o acidente.
• Mecanismos da lesão. Há algum objeto caído próximo da vítima, como escada, moto, bicicleta, andaime, etc. A vítima pode ter sido ferida pelo volante do veículo?
• Deformidades e lesões. A vítima está caída em posição estranha? Ela está queimada? Há sinais de esmagamento de algum membro?
• Sinais. Há sanguenas vestes ou ao redor da vítima? Ela vomitou? Ela está tendo convulsões?
As informações obtidas por esse processo, que não se estende por mais do que alguns segundos, são extremamente valiosas na seqüência do exame, que é subdividido em duas partes: a análise primária e secundária da vítima.

2.1. Análise Primária
A análise primária é uma avaliação realizada sempre que a vítima estáinconsciente e é necessária para se detectar as condições que colocam em risco iminente a vida da vítima. Ela se desenvolve obedecendo às seguintes etapas:
• determinar inconsciência;
• abrir vias aéreas;
• checar respiração;
• checar circulação;
• checar grandes hemorragias.




a. Determinar inconsciência

Uma vítima consciente significa que a respiração e a circulação, ou só a circulação(obstrução de vias aéreas), estão presentes e, neste caso, pode-se passar direto para a análise secundária. Porém, se ela está caída ou imóvel no local do acidente, deve-se constatar a inconsciência, sacudindo-a gentilmente pelos ombros e perguntando por três vezes: “Ei, você está bem?”.
Deve-se ter cuidado para evitar manipular a vítima mais do que o necessário.

b. Abrir vias aéreas

Se...
tracking img