Minha licão de anatomia e a dos outros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

OSMARIO BRAZ DOS SANTOS FILHO

MINHA LIÇÃO DE ANATOMIA
(e a dos outros)


Trabalho apresentado ao curso de Educação Física da Faculdade AGES, como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina: Anatomia no 2º período, sob a orientação do professor Thiago Zago,apresentado pelo disenteOsmário Braz.


Paripiranga
Abril 2013
D’ Ávila, Inácia. Minha lição de Anatomia ( e a dos outros ) / Inácia D’ Ávila. – Rio de Janeiro: Manuad. 2005

RESUMO DA OBRA

Na obra minha Lição de Anatomia, retrata sobre o caso de uma mulher que ao ser constatado o câncer de mama através de um exame, veio surpreender-la. Dessa forma mostra uma necessidade cultura onde as mulheres desenvolveramrefinadas estratégias de sobrevivência e resistência sobre esse momento complicado de saúde. A compreensão do todo é possível em divisões precárias, tendo em suas afinidades imediatas: Sobrevida, seios, cérebro, mente, esperança, mulher, malignidade. Uma investigação aprofundada da ultassonografia para compreender, responder, interpelar, isto é, uma viagem no processo dos sentidos onde o câncer esua ploriferação por meio de lições magistrais, disseminação profunda da generosidade. Dissecação de um cadáver, os bisturis que cortam os corpos mutiladas, histeroctomia a repressão definitiva da memória, que se mostra no corpo retorcido com nódulos por todo o seio. Corpo e mente se une e se massacram.Tendo também outros exames que identificam o câncer de mama um deste é a biópsia comretiradas de amostra de pontos suspeitos por um especialista sendo ele mastologista e suas mamografias, ou seja, o seio posicionado em uma máquina para que se possa fazer essa análise. Após fazermos a biópsia no ato cirúrgico, segue reconstrução mamária e só então volta ao normal.

SOBRE A AUTORA

Maria Inácio D’Avila é professora titular de UFRJ, doutora em psicologia social pela universidade deparis VII, com pós-doutorado pela EHESS, onde também atuou como pesquisadora e professora visitante, o quadro da cooperação internacional do ministério de educação da França.

1ª LIÇÃO DE ANATOMIA

“ Mas esse também e um passo para a pureza que se anuncia ”(P. 24 )

A 1ª lição retrata o avança a doença dos seios, onde se rejeita a hipóteses de perdê-los por este acontecido. O corpo sensual damulher torna-se também uma fonte de desejo. Tendo esperança e fé para conduzirmos diretamente a virgem, para sermos protegidos pela mesma. A questão é que precisa-se permanecer firme na fé e tendo esperança mesmo sabendo que existem sintomas perigosos entre osseios e os testículos.

2ª LIÇÃO
“ Quero banhos de ervas e unguento, incensos para espantar mão fluidos, exorcismo para afastarobsessores” (pg. 25)

Tendo como um diagnóstico de câncer que funciona como uma lembrança , que passam em nossos olhos todo o filme de nossas vidas. Quando o filho descobriu da doença de sua mãe por amigos entristecidos, definia-se que a morte é quase uma brincadeira. Preferimos a fé e a esperança para afastar os maus e apela-se para os santuários. E outros rituais. Energia por imposição de mãos,mensagens psicografadas. Dessa maneira introduzir na sua vida um novo universo,um universo do sobrevivente e expectativa. Os especialistas, os procedimentos, os tratamentos, as cirurgias, depois radioterapia e/ou quimioterapia associados a químico oral. Isto é, a batalha do mal contra as nossas forças. E aí começa a batalha do oncologista o especialista em câncer, a cirurgia, a retirada parcialda mama tendo a queda de cabelo no processo , e o procedimento para removelo de todas as formas, as células invasoras. No caso da paciente, carcinoma lobular infiltrante pode ser que encontremos um ductal invaso. ou seja, um bombeiro com radioterapia as micrometástase. Uma droga pode ser utilizada por cinco anos após isso. Temos uma boa chance de sobrevida, ou seja, nossa trajetória de vida em...
tracking img