Mineralogia

Páginas: 4 (752 palavras) Publicado: 5 de fevereiro de 2013
Mineralogia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Um policristal de quartzo, um dos minerais mais comuns na Terra.
Mineralogia é a ciência da terra que se dedica ao estudo da química,estruturas molecular e cristalina e propriedades físicas (incluindo ópticas e mecânicas) de minerais, bem como a sua génese, metamorfismo, evolução química e meteorização. A mineralogia começou por ter umcarácter marcadamente taxonómico, isto é, baseada na nomenclatura e classificação dos minerais, mas evoluiu para o campo da física aplicada, tendo hoje grande peso as áreas da cristalografia, daóptica, da simulação matemática e da nano-mecânica.
Índice [esconder]
1 História e evolução da mineralogia
2 A Associação Mineralógica Internacional
3 Ver também
4 Ligações externas
[editar]Históriae evolução da mineralogia

A mineralogia enquanto ciência surgiu por diferenciação no seio daquilo que se designou, desde o Renascimento até ao início do século XX, por história natural. Osminerais eram vistos como parte dos produtos da natureza, e a sua diversidade, e o conhecimento de que eram os blocos constituintes das rochas pintudas, levou a que considerável esforço fosse dedicado à suacolecção, catalogação e nomenclatura, seguindo de perto os esforços taxonómicos desencadeados nos diversos ramos da Biologia.
A primeira abordagem científica autónoma da mineralogia surgiu com GeorgBauer (1490-1555), um humanista e homem de ciência da Saxónia, que latinizou o seu nome para Georg Agricola, que a partir da observação dos produtos da mineração alemã, iniciou a sistematização doconhecimento dos minerais. É por isso justamente conhecido pelo pai da mineralogia.
A partir daí, o interesse pela mineralogia expandiu-se rapidamente para cerca de um século depois ser comum nas corteseuropeias e nas nascentes academias de ciências existirem Gabinetes de Mineralogia, onde extensas colecção de minerais eram mantidas e estudadas.
O passo seguinte deu-se com os avanços na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MIneralogia
  • Mineralogia
  • Mineralogia
  • Mineralogia
  • mineralogia
  • mineralogia
  • mineralogia
  • Mineralogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!