Minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Minerais formadores das rochas
 A crosta da Terra é composta essencialmente por oito elementos mais comuns que se combinam para formar os minerais formadores das rochas. Estes elementos são o O (oxigênio), Si (silício), Al (alumínio), Fe (ferro), Ca (cálcio), K (potássio), Na (sódio) e Mg (magnésio). As rochas são agregados ou combinações naturais de um ou mais minerais. Minerais são sólidosinorgânicos que ocorrem naturalmente na natureza, formados por elementos químicos em determinadas proporções e com um sistemático arranjo interno.
Os dois elementos principais são o oxigênio e o silício.
. Estes se combinam para formar tetraedros de silício-oxigênio.
. Esta estrutura básica forma o mais abundante grupo de minerais do planeta: os silicatos.
.Os tetraedros de silício-oxigêniopodem formar uma grande variedade de estruturas cristalinas e compor minerais como quartzo, feldspatos (K-eldspato, plagioclásio),micas(biotita, moscovita), anfibólios, piroxênios e olivinas.
. Alguns não silicatos são também formadores de rochas. Os principais deles são os carbonatos (calcita, dolomita, por exemplo), os óxidos (como os óxidos ricos em ferro como a hematita e a magnetita), ossulfetos (como a galena, sulfeto de chumbo, e a pirita, sulfeto de ferro) e os sulfatos (como o gipso, sulfato de cálcio).
Que são minerais?
Cristal Mineral
 Com a notável exceção do mercúrio, os minerais são pesados, duros e compactos. São massas sólidas que exibem formas chamadas cristais. O cristal é uma substância de forma constante e regular. Isso significa que, mesmo quando reduzido a pó, cadapartícula ainda retém a forma do cristal original. Esse é o modo como os minerais são identificados.
Os minerais são substâncias naturais que se formam dentro de diferentes tipos de rochas. Para extraí-los, às vezes é necessário cavar bem fundo – abrindo minas, poços e túneis. Substâncias produzidas artificialmente, ou através de atividade orgânica (de animais e plantas),não são consideradasminerais verdadeiros.
 As rochas são feitas de combinações específicas de minerais. Os milhões de maneiras pelas quais os minerais podem se combinar resultam na imensa variedade de rochas e paisagens que observamos na natureza.
Ao pensar nos minerais em termos de sua aplicação na indústria moderna e pela ciência, esquecemos que, no passado, eram tidos como substâncias dotadas de propriedadesmágicas, místicas e medicinais. Algumas dessas crenças são surpreendentemente corretas, outras apenas bizarras.
Durante milhares de anos as pessoas inventaram histórias extraordinárias a respeito dos minerais e das pedras preciosas. Daí o grande número de tradições e lendas que envolvem a magia, a astrologia, a alquimia e simbolismos religiosos. O Santo Graal, da Última Ceia de Cristo, segundo se dizia,era uma taça de esmeralda. A bola de cristal na qual os videntes previam o futuro era a feita de quartzo. Segundo crenças antigas, certos minerais tornavam imunes a envenenamentos quem os possuísse. Acreditava-se que algumas gemas acalmavam febres, curavam ressaca e tornavam os guerreiros invencíveis. Os alquimistas afirmavam que poderiam transformar metais comuns em ouro ou prata.
As cores dosminerais, além de ser em geral maginíficas e atraentes, fornecem pistas importantes para a identificação deles. Cores mais vivas ou inusitadas aumentam muito o valor comercial de um espécime. Algumas cores só ocorrem em determinados minerais, que por isso mesmo são de grande valia para os artistas. Um dos atrativos dos minerais, que exerce fascínio constante nas pessoas, é a gama de coresmaravilhosas que possuem, já que essas cores representam todo o espectro e toda e qualquer tonalidade que se possa imaginar. Muitos minerais são incorporados às tintas usadas na pintura, em parte porque as tonalidades são exclusivas e inimitáveis e, em parte, porque as cores derivadas de minerais costumam ser tremendamente estáveis e não desbotam, mesmo em caso de prolongada exposição à luz, natural ou...
tracking img