minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Francisco Beltrão


EZEQUIAS DA LUZ
MARCOS AUGUSTO CARVALHO







MINERAIS

Trabalho apresentado ao Curso de Engª Ambiental, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Francisco Beltrão, a disciplina de Geologia e Pedologia.
Professor: Dr. Julio Caetano Tomazoni







FRANCISCOBELTRÃO
ABRIL DE 2011
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO

Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Os minerais são caracterizados pela maneira com que os átomos estão dispostos e pela composição química. Esta pode variar dentro de limites definidos e previsíveis pelas características atômicas, gerando os diferentesgrupos de minerais ou soluções sólidas. Neste trabalho iremos listar características dos principais minerais formadores de rochas. São elas: grupo ao que pertence, fórmula química, composição, cristalografia, propriedades ópticas, hábito, clivagem, dureza, densidade relativa, fratura, brilho, cor, associação, propriedades diagnósticas, ocorrência e principais usos.



2. PRINCIPAIS MINERAISFORMADORES DE ROCHAS

Ágata (mineral)
O mineral Agata pertence à categoria dos silicatos, sua fórmula química está estruturada em SiO2 com composição de 46,74% de Si e 53,26% de O. Possui uma cristalografia trigonal pertencente à classe trapezoédrica. Apresenta propriedade óptica uniaxial positiva, seu hábito pode ser granular, prismático, compacto etc.
Este mineral apresenta clivagemimperfeita segundo {0010} e {0011}, não apresenta partição, sua dureza entre 6,5 e 7, apresenta densidade relativa de 2,65 e sua fratura é do tipo conchoidal. Seu brilho é vítreo e ele pode ter seis tipos de cores diferentes sendo elas: incolor, branco, púrpura, preto, cinza e leitoso. Ele está associado aos seguintes minerais feldspato, piroxênios, anfibólios e micas, entre suas propriedadesdiagnósticas estão o brilho, fratura conchoidal, forma dos cristais, transparência e propriedades óticas.
O mineral Quartzo é gerado por processos metamórficos magmáticos e diagenéticos hidrotermais. É muito utilizado como areia para moldes de fundição, fabricação de vidros, esmalte, saponáceos, dentríficos, abrasivos, lixas, fibras óticas, refratários, cerâmica, produtos eletrônicos, relógios, indústria deornamentos, fabricação de instrumentos óticos, de vasilhas químicas, também é muito utilizado na construção civil e na confecção de joias de baixo custo, na confecção de cinzeiros e colares, ulseiras e pequenas esculturas.

Ficha técnica:
Sua classe mineral é a dos silicatos, a espécie mineral é o quartzo criptocristalino. A sua dureza varia entre 6,5 a 7 na escala mos. No mercado a ágata temvários nomes como: ágata musgo, ágata iridescente e ágata de fogo. Sua cor usualmente é cinza azulada, branca, marrom e vermelha. Os tratamentos químicos são frequentes nesta gema, ela pode ser tingida de várias cores, devido a sua grande porosidade. As ágatas utilizadas em joalherias são quase todas coloridas artificialmente.
Talismã:
Sua classe mineral é a dos silicatos, a espécie mineral é oquartzo criptocristalino. A sua dureza varia entre 6,5 a 7 na escala mos. No mercado a ágata tem vários nomes como: ágata musgo, ágata iridescente e ágata de fogo. Sua cor usualmente é cinza azulada, branca, marrom e vermelha. Os tratamentos químicos são frequentes nesta gema, ela pode ser tingida de várias cores, devido a sua grande porosidade. As ágatas utilizadas em joalherias são quase todascoloridas artificialmente.

Metista (mineral)

Veja a seguir, uma vasta informação para o uso das Pedras Preciosas, que o ajudarão a ter uma jóia talismãnica.
Ágata
 
Ficha técnica:
Sua classe mineral é a dos silicatos, a espécie mineral é o quartzo criptocristalino. A sua dureza varia entre 6,5 a 7 na escala mos. No mercado a ágata tem vários nomes como: ágata musgo, ágata iridescente...
tracking img