Minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I – INTRODUÇÃO Desde da pré-história o homem vem extraindo os recurso naturais da natureza. Aos poucos foram aprendendo a dominá-lá. Lentamente, passaram a fabricar ferramentas, construir suas moradias, meios de transportes, etc. Cada vez mais evoluíam e com essa evolução passaram cada vez mais explorar os recurso naturais que a natureza oferecia. Entre os recursos que o homem aprendeu a retirarda natureza, alguns são renováveis, ou seja podem ser repostos à natureza. Por outro lado, o homem também explora os recursos não-renováveis, ou seja, aqueles que não podem ser repostos à natureza. Os minerais são recursos naturais, que o homem aprendeu a utilizá-lo e hoje faz parte do seu dia-a-dia. Porém os minerais são recursos naturais não-renováveis, e maioria deles só podem ser usados umavez, como o carvão mineral, a argila, etc. Outros podem ser usados mais de uma vez como ferro, o chumbo, o cobre, etc., no entanto, depois de cada uso sua qualidade fica prejudicada, e se torna imprestável após alguns reaproveitamentos. A formação dos minerais é muito lenta. Levam milhões de anos para serem formados, e a medida que são extraídos do solo, suas reservas vão diminuindo e poderá um diaacabar definitivamente. Para que os minerais não venham faltar algum dia é necessário evitar desperdícios e também é necessário descobrir outros materiais outras formas alternativas para substituir os minerais que ainda existem.
Os minerais são extraídos da natureza, após ser retirados não se renovam, portanto, eles são recursos nãorenováveis

II – DESENVOLVIMENTO Parte I : Os Minerais 1 – Oque são minerais.
Os minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, sem vida naturais encontradas na crosta terrestre. Com exceção do mercúrio, os minerais são pesados, duros e compactos. Eles se forma dentro de diferentes tipos de rochas e para extraí-los, às vezes é necessário cavar bem fundo, abrindo minas, poços e túneis.
1

Alguns minerais são compostos de elementos simples, como o cobre,o ouro, a platina e o enxofre. Outros são formados de dois ou mais elementos, como a mica formado por silicato de alumínio e de metais alcalinos e o quartzo formado por óxido de silício. Na natureza existe cerca de 2000 minerais e maioria deles são metálicos como o cromo, ferro, ouro , mercúrio ,etc e a minoria são não-metálicos como a grafita, quartzo, enxofre, pedra preciosa, mármore, etc. Amaioria das rochas é formada é formada por vários tipos de minerais . Quando o mineral tem valor comercial, ele é chamado de minério . Por exemplo: a hematita é um minério , pois dela se obtém, nas indústrias siderúrgicas , o ferro , um metal; e transformados em peças, instrumentos e objetos diversos que cercam o nosso dia-a-dia.
Os minerais são todas as substâncias inorgânicas encontradas na crostaterrestre, e são formados dentro de diferentes tipos de rochas.

2 – Classificação dos Minerais
Existe na crosta terrestre, mais de 2000 minerais conhecidos. Porém nem todos são utilizados. Os minerais mais utilizados podemos classifica-los metálicos e minerais fósseis ou combustíveis. a) Minerais metálicos: Dentro da classe dos metálicos os minerais são divididos em sub-classes que são: ·Minerais metálicos básicos, que são o ferro, cobre, zinco, estanho e o chumbo; · Minerais metálicos de liga que são o tungstênio, molibdênio, vanádio, cobalto, cromo e o manganês; · Minerais metálicos preciosos, são o ouro, a prata e a Platina; · Outros minerais metálicos são o rádio, o urânio e o mercúrio. A rádio e o urânio são minerais radioativos, e seu manuseio é muito perigoso.
Há vários tiposde metais, o ferro é considerado um mineral metálico básico e o alumínio é um tipo de mineral metálico classificado como metal leve.

em três classes: metálicos, não

b) Minerais não metálicos Os minerais não metálicos podem ser divididos também em sub-classes, conforme a sua
2

utilização:

· Minerais não metálicos utilizados em construções temos o calcário, granito, basalto,...
tracking img