Minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia de Minas Geologia de Engenharia I

Mineralogia - Estudo dos Minerais

Prof. Rodrigo Peroni Abril 2003

1. MINERALOGIA DESCRITIVA
Minerais Essenciais (Principais): São grupos de minerais que compõem a maioria da mineralogia das rochas. São aqueles minerais que definem, classificam e caracterizam uma rocha. MineraisAcessórios: São grupos de minerais que participam das rochas como elementos menores ou traços. Geralmente são os minerais que definem características tecnológicas e econômicas específicas de uma formação rochosa. Ocorrem em percentagem pouco significativa e não influem na classificação da rocha. A classificação dos minerais é baseada comumente na composição química. Classes: Elementos nativos - 20elementos que ocorrem não combinados; Sulfetos - combinação de metais com S, maioria dos min metálicos; Sulfatos - combina elementos com S e O2; Óxidos e/ou hidróxidos - combina metais c/Oy ou (OH)y; Silicatos - combina elementos com Six . Oy; Halóides - inclui cloretos, fluoretos, brometos e iodetos; Carbonatos - inclui a presença de CO3; Fosfatos - inclui a presença de PO4; Outros - molibdenatos,tungstatos, nitratos e boratos.

1.1. ELEMENTOS NATIVOS
Excetuando-se os gases livres da atmosfera, encontra-se no estado nativo somente cerca de vinte elementos, que podem ser divididos em metais, semimetais e não-metais. Os metais nativos mais comuns constituem três grupos isoestruturais: i. o grupo do ouro: ouro, prata, cobre e chumbo; Os elementos do grupo do ouro pertencem à mesma família naclassificação periódica dos elementos e portanto possuem propriedades químicas semelhantes, todos são suficientemente inertes para ocorrerem livres na natureza. Quando não estão combinados com outros elementos os átomos desse grupo estão unidos em estruturas cristalinas por ligações metálicas (relativamente fracas). As propriedades semelhantes dos membros desse grupo originam-se da estrutura comum.Todos são apresentam dureza relativamente baixa, são maleáveis, dúcteis e sécteis. Todos são excelentes condutores de calor e eletricidade, tendo pontos de fusão bem baixos. Possuem densidades elevadas. ii. o grupo da platina: platina, paládio, irídio e ósmio; Os elementos do grupo da platina são elementos mais duros e têm pontos de fusão mais elevados do que o do grupo do ouro. iii. o grupo doferro: ferro e ferro-níquel. Os cristais dos metais do grupo do ferro, embora isométricos, têm um retículo cúbico de corpo centrado em que cada átomo toca os outros oito átomos circundantes. Os semimetais nativos formam dois grupos iso-estruturais, são comparativamente frágeis e piores condutores de calor e de eletricidade do que os metais nativos. Estas propriedades refletem um tipo de ligaçãointermediária entre a metálica e a covalente. i. ii. classe escalenoédrica hexagonal: arsênio, antimônio e o bismuto; Classe trapezoédrica-trigonal: selênio e telúrio. Os não-metais mais importantes são o carbono, sob forma de diamante e grafita e o enxofre. Principais elementos nativos: Ouro, Prata, Cobre, Platina, Ferro, Enxofre, Diamante e a Grafita.

Geologia de Engenharia I – ÁREA1

Ouro:D=2.5 a 3, d=19.3, Au , Brilho = Opaco, Cor = Amarelo dependendo da pureza Uso = Joalherias instrumentos científicos, Ocorrência = Ocorre em pequenas quantidades e é muito comum em filões. Prata: D=2.5 a 3, d=10, Ag , Brilho = Metálico, Cor = Branco da prata, Uso = Minério de prata e também com propósitos ornamentais. Ocorrência = A prata nativa é distribuída em pequenas quantidades principalmentena zona oxidada dos depósitos do minério. Cobre: D=2.5 a 3, d=8.9, Cu , Brilho = Opaco, Cor = Vermelho do cobre, Uso = Minério secundário de cobre. Ocorrência = Encontra-se amplamente em filões de cobre, mas geralmente em pequenas quantidades. Platina: D=4 a 4.5, d=2.1 a 4.5, Pt , Brilho = Reluzente, Cor = Cinzento do aço, Uso = Em aparelhos químicos, equipamentos elétricos e joalheria....
tracking img