Minerais industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância das rochas e minerais Industriais

Introdução

Denominam-se rochas e minerais industriais (RMI) os materiais naturais (e, ocasionalmente, resíduos da indústria ou da construção) que são empregados na atividade humana, não para obter metais ou energia, mas pelas suas propriedades físicas, químicas ou ornamentais, manifestas no mineral ou rocha tal qual são extraídas ou apósuma transformação não metalúrgica. São utilizados em produtos e processos, como matérias-primas básicas, insumos ou aditivos, de uma grande variedade de segmentos industriais, tais como cerâmicas, tintas, fertilizantes, papel, farmacêuticos, vidro, abrasivos, plásticos e borracha, entre vários outros. Normalmente distingue-se entre minerais metálicos ou minérios, recursos energéticos e rochas eminerais industriais. Os primeiros foram a base do desenvolvimento industrial no século XIX, tendo prolongado sua importância no século XX, visto que, mediante sua explotação e tratamento metalúrgico são obtidos (exceto os metais reciclados, de importância crescente) a totalidade dos metais usados na indústria e na construção.

Características das Rochas e Minerais Industriais

Doponto de vista de sua utilização como matéria-prima, as RMI possuem algumas particularidades que, como grupo, as definem e as diferenciam dos minerais metálicos. Essas particularidades são, entre outras, as seguintes:

a) Explotabilidade determinada pelo uso. A possibilidade ou impossibilidade de explotar um jazimento de RMI depende de três fatores interligados e inseparáveis: As característicasgeológico-mineiras do mesmo, as possibilidades de tratamento do material para conseguir um produto comercial e o preço de mercado para cada aplicação específica do material extraído. A explotação de um jazimento de areia silicatada, por exemplo, pode resultar rentável se a pureza e homogeneidade do material são suficientes, se existem reservas suficientes, acessíveis e transportáveis a preçocompetitivo e, se o mercado demanda este material para alguma aplicação que permita o custeio. Se quaisquer destas características variam (por variação lateral de fácies, por ausência de água para tratamento, por variação de preços no mercado), o jazimento pode tornar-se antieconômico.



b) Usos e aplicações diversificados. Segundo a pureza, granulometria, etc. uma única matéria-prima podeempregar-se em diferentes indústrias, e alcançar diversos valores. Por exemplo, os feldspatos são usados na fabricação de louças e porcelanas, na vitrificação e esmaltes cerâmicos, na indústria do vidro, na fabricação de peças dentárias artificiais, em tintas, em lixas como abrasivo, como aglomerante cerâmico em discos abrasivos, em isolantes de umidade, na agricultura (recobrimentos de sementes,fungicidas, fertilizantes, etc.) e em outros vários usos.



c) Baixo valor no local de mina, alto valor adicional. A maior parte das RMI encontram-se em jazimentos muito extensos, mas de baixo valor unitário (granitos, calcários, argilas). A extração, o tratamento posterior e a aplicabilidade em diversos usos específicos é o que confere às RMI valor agregado. Antes de iniciar a explotação épreciso, portanto conhecer o processo de tratamento e seu custeio, o preço final de venda e, os possíveis mercados. Existe uma estreita relação entre as etapas de exploração, investigação, explotação, tratamento e comercialização.

d) Alta incidência do custo de transporte. Por tratar-se, no geral, de substâncias de baixo valor, o fato de que um jazimento encontre-se afastado dos centros de consumo oudas vias de comunicação, poderia impedir sua explotação. Isso é fundamental em pedras para brita, argilas cerâmicas, calcários para cimentos. Outros materiais, pelo contrário, possuem altos valores unitários e suportam transportes internacionais (muitos granitos, mármores e ardósias, asbesto, sepiolita e zircão). As rochas industriais de menor valor são a argila para cerâmica e as pedras para...
tracking img