Minerais Argilosos - Jazidas de Alteração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2297 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Tecnologia e Geociências
Departamento de Engenharia de Minas








Recife
2012





Minerais argilosos:
Uma Abordagem acerca das Jazidas de Alteração








Curso: Geologia Econômica
Professor: Evenildo Bezerra
Aluno: Luiz Eduardo Freire da Silva
Semestre: 2012.1





Introdução

O presente trabalho tem porintuito desenvolver tópicos referentes a alguns minerais argilosos, argilas e formações/jazidas argilosas no que concerne à gênese, características geológicas, particularidades químico-mineralógicas e utilidades.
Abordar-se-ão informações básicas no intuito de abranger importantes tipos argilosos, tendo-se uma atenção especial destinada ao caulim, bentonita e outros tipos comuns de jazidas dealteração (argilas). Como razão para esse foco temos o fato de que a bentonita figurou como um “elemento tentativo” da nossa viagem, uma vez que não fora possível visitar uma jazida prevista no itinerário da viagem de Geologia Econômica e o caulim, por sua vez, por ter sido bem estudado a partir de uma ocorrência importante. Uma importante jazida de alteração (material argiloso) não foi,infelizmente, observado de perto numa determinada ocasião, uma vez que era uma jazida dentro de uma área requerida: DNPM N° 840485/93. Todavia, os assuntos não deixaram de ser abordados, tratando-se, apenas, de um motivo adicional para a presente complementação.
Uma outra motivação para a escolha do tema deveu-se ao fato de que as argilas em geral constituíram-se como um tema deveras abordado durante aexcursão de campo pela disciplina de Geologia Econômica. O conceito de formação argilosa com sua gênese atrelada às jazidas de alteração fora um tópico recorrente nas explanações e configura-se sobremaneira importante como resultado de certos processos geológicos.
Os minerais argilosos são, em geral, identificados através de sua faixa granulométrica e constituição mineralógica. Ademais, as argilasfiguram como elementos de larga aplicabilidade, sendo visadas no cenário comercial.

Principais Minerais Argilosos (Classificação, características e aplicabilidade)

O conceito de argila como termo empregado para classificação granulométrica de partículas compreende sedimentos, segundo a Escala de Wentworth, na faixa inferior a 4µm.
Esses sedimentos podem ser formados por apenas um mineralargiloso ou por uma mistura deles, o que é mais comum. Esses minerais são integrantes do grupo dos filossilicatos. Esses tipos de silicatos têm seu arranjo molecular tetraédrico de silício e oxigênio disposto de tal maneira a formar folhas ou lâminas (no caso das micas o resultado disso chega a ser externo, haja vista seu hábito lamelar). Por outro lado, essa mesma característica confere apossibilidade de reações interlamelares no que se refere à substituição de cátions (troca iônica) e absorção de água molecular. Isso nos explica um pouco da tendência de alterabilidade que será comentada mais à frente (o tópico acerca da ocorrência ficará à parte).
Os três tipos de minerais argilosos que figuram como mais conhecido no grupo das argilas são:



Caulinita
Fórmula Química:Al2Si2O5(OH)4 (silicato hidratado de alumínio)
Densidade: ~ 2,6 g/cm3
Associação: Ocorre associada a minerais aluminosos e produtos de alteração

Um depósito abundante em caulinita leva o nome de caulim, minério importante para aplicações industriais. Todavia, o caulim normalmente tem um valor muito baixo assim que é retirado, sendo, portanto, necessárias extensas e sucessivas etapas de processamento.Segundo a China Clay Producers Association, antes mesmo da explotação, fazem-se necessários diversos trabalhos de pesquisa no intuito de se constatar a qualidade do caulim. Para tanto, chegam a serem realizados, dependendo do caso, da ordem de centenas de furos por unidade de área de influência trabalhada. Cada furo pode chegar a um custo entre USD 1000 e USD 1500. A qualidade do minério pode variar...
tracking img