Minas de neves corvo e da panasqueira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mina de Neves Corvo

A mina de Neves Corvo situa-se em Castro Verde e a sua exploração começou em 1982 mantendo-se ainda em curso .
Actualmente, a única exploraçãomineira existente na faixa Piritosa Ibérica é da mina de Neves Corvo, onde existe uma elevada produção de concentrados de cobre e estanho, e no futuro a produção de zinco.A organização deste projecto mineiro tem conduzido à descoberta sistemática de novas reservas de minérios complexos. A actividade extractiva na mina de Neves Corvosalienta-se ainda pelo respeito, pelas normas ambientais mais exigentes, sendo um bom exemplo de mineração ecológica.
Porém , a maioria das minas da faixa Piritosa Ibéricaencontram-se abandonadas pois, todas as tentativas de exploração lá tentadas não provocaram qualquer tipo de impacto ,causando apenas gastos. A mina acima referida é umaexcepção ,cujas todas as explorações lá feitas apresentam impactos ambientais significativos ,principalmente a nível hidiográfico.


Mina da Panasqueira
A história damina da Panasqueira remonta aos finais do século XIX. Esta mina começou a ser explorada a partir de 1910.
Pode-se considerar que o apogeu da mina foi durante a segundaguerra mundial, em que a procura do Volfrâmio era grande devido à sua utilidade em endurecedor ligas metálicas para a construção de armas. A partir daí a sua importânciatem vindo a diminuir, porém, mais recentemente com a crise do urânio empobrecido, que estava a substituir o volfrâmio as minas ganharam novo alento.Mas a utilidade dovolfrâmio não se resume à indústria de armamento. Uma das suas utilizações mais nobres é na indústria eléctrica. Os filamentos das lâmpadas que nos iluminam são de volfrâmio.
tracking img