Mina brejuí e barragem de gargalheiras

1209 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO – UFERSA
Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas
Geologia Aplicada à Engenharia

Relatório da aula prática:
Mina Brejuí e Barragem de Gargalheiras

Discente: Danilo Vinícius Carlos de Noronha

Mossoró (RN)
2011
1. Introdução

Geologia é a Ciência que tenta entender a historia geral da Terra desde o momento em que se formaram as rochas até os presentes dias, tendo como objeto de estudo, os minerais que compõe as rochas, os diferentes tipos de solos, os relevos, as placas tectônicas etc. Nesta visita pode-se analisar a Mina Brejuí, situada no município de Currais Novos, RN, que é a maior mina de Scheelita da América do Sul, sendo ela explorada inicialmente no ano de 1943. Foi visitado ainda na mesma localidade o Museu Mineral Mário Moacyr Porto, que além de uma enorme diversidade de material mineral, possui o Memorial Tomaz Salustino. Visitou-se ainda a Barragem Marechal Dutra, mais conhecido como Barragem de Gargalheiras, que está situado no município de Acari, RN, e que se localiza na bacia hidrográfica de Ceará-Mirim, tendo sido inaugurado em 1959, e conta com capacidade máxima de 40 milhões de metros cúbicos de água.

2. Objetivo

Tivemos com o objetivo de esta aula prática conhecer o processo de extração da Scheelita na Mina Brejuí, e toda a engenharia por trás disso. Ver na prática uma barragem de concreto na forma de arco. Além de comprovar assuntos abordados em sala de aula, tais como estrutura da Terra, minerais, diferentes tipos de Rochas, e geologia de barragens.

3. Desenvolvimento 4.1. Mineração Tomaz Salustino S/A
Ao chegarmos à Mineração Tomaz Salustino S/A, começamos nossa aula de campo visitando o Museu Mineral Mário Moacyr Porto. Onde se encontra boa parte da história de Tomaz Salustino, fundador da Mina Brejuí, desde a descoberta do minério naquela região e até como era sua vida pessoal. Tomaz Salustino Gomes de Melo nasceu no sítio Alívio município de

Relacionados

  • werwer
    297 palavras | 2 páginas
  • Graduando
    5114 palavras | 21 páginas
  • Vale compra mina e ativos Bunge
    11031 palavras | 45 páginas