Minério de ferro da extração à exportação(logística)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 66 (16479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DA EXPLORAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO E A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA

Principais características da exploração mineral

O minério de ferro é um componente fundamental no processo de industrialização de qualquer País. Por ser a matéria-prima básica na composição do aço, está presente na fabricação de máquinas e equipamentos, na construção civil e na indústria de bens deconsumo. Além do largo emprego no processo siderúrgico, está entre os cinco principais produtos mais representativos das exportações brasileiras.



O ferro é um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre e bem distribuído geograficamente porque é encontrado em todas as épocas geológicas (Souza, 1996, p.619). Essa relativa “abundância”, que é um dado geológico deve ser complementadopela seguinte informação: a localização da atividade mineral é fundamentalmente determinada pela localização da jazida, mas não exclusivamente por esse fator. É certo, que não havendo jazida, não há explotação mineral, mas não é certo que em toda jazida haja atividade de explotação mineral. A localização da atividade mineral é determinada por um conjunto de fatores que se modificam no decorrer dotempo. Historicamente, constata-se um processo de mudança geográfica na atividade mineral de ferro e manganês que pode ser creditada: à exaustão das jazidas; ao progresso técnico, que permitiu a evolução dos meios de transporte e alterações nos custos de transferência; à evolução técnica do maquinário; ao desenvolvimento de tecnologias para o aproveitamento de minérios de menor teor; à políticaeconômica dos países; à conjuntura econômica internacional e à alteração da demanda estabelecida em diferentes épocas por diferentes mercados consumidores.

Atualmente, 85% do total da produção mundial de minério de ferro é obtida em minas a céu aberto e o restante em minas subterrâneas ou mistas.(Souza, 1996, p.619). No Brasil, todas as minas são exploradas a céu aberto.

O método de lavradepende das características de cada jazida. Nas explorações a céu aberto, o método mais usual é o de “bancada”, que confere uma aparência de arquibancadas de grandes estádios esportivos. O minério é “desmontado” com a utilização de dinamites (conforme o caso) e/ou perfuratrizes elétricas e escavadeiras elétricas. Tratores com pás escavadeiras recolhem o material depositando-o na caçamba decaminhões “fora-de-estrada” que transportam até o pátio. Do pátio o minério é levado para as fases de beneficiamento, quando é o caso. Como o processo utiliza perfuratrizes, esteiras e outros equipamentos elétricos, é um grande consumidor de energia elétrica.

No Brasil, apenas cinco empresas são responsáveis por 90% da produção nacional (Companhia Vale do Rio Doce, Minerações Brasileiras Reunidas,Companhia Siderúrgica Nacional, Ferteco e Samitri). Apesar da concentração da produção, ainda existem empresas de pequeno porte, no Brasil, que exploram juntas menos de um milhão de toneladas anuais. Essas empresas vendem sua produção para grandes mineradoras, para produtores de ferro-gusa ou pequenas metalúrgicas. As grandes mineradoras (que detêm minas de classe A, com produção acima de três milhõesde toneladas anuais) destinam a produção ao mercado interno e ex terno.

Por ser o minério de ferro uma matéria-prima utilizada em grande quantidade, a localização ideal para a siderurgia é próxima às minas, para que o minério não tenha que ser transportado a longas distâncias. A localização ideal da siderurgia deve considerar a proximidade da fonte de matéria-prima e da energia. (carvãovegetal, carvão mineral ou gás natural). No Brasil, o parque siderúrgico foi instalado a meio termo, entre as minas e o melhor acesso aos portos, por onde chegava o carvão mineral.

As grandes empresas de mineração são capital intensivas e isso é um dos fatores que servem de barreira à entrada de novas empresas no setor. Para termos uma noção de custos, o conjunto dos quatro pneus do caminhão que...
tracking img