Miltar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS

CURSO AVANÇADO .

ELABORADO EM 2011

TÉCNICAS MILITARES

2º ANO

CARGA HORÁRIA: 76 HORAS-AULA DIURNAS .

PLANO DE DISCIPLINA

APROVADO BI / DEP Nº ......., DE.......

1. OBJETIVOS PARTICULARES DA DISCIPLINA NO CURSO a. Empregar explosivos, minas terrestres e armadilhas em campanha. b. Empregar corretamente os sistemas de segurança eprocessamento de mensagens nas comunicações. c. Identificar as panes mais comuns nos diversos componentes e sistemas de uma viatura e os procedimentos para evitá-las. d. Aplicar os conhecimentos de topografia de campanha no emprego da fração valor pelotão. e. Empregar arma anticarro (AC) do Pelotão e metralhadora pesada (Mtr P). f. Aplicar as medidas de Segurança Orgânica, participando do esforço deContra-Inteligência nas operações militares. g. Evidenciar a capacidade de demonstrar segurança e convicção em suas atitudes, nas diferentes circunstâncias (AUTOCONFIANÇA). h. Evidenciar a capacidade de relacionar-se com os outros por meio de ideias e ações (COMUNICABILIDADE). i. Evidenciar a capacidade de produzir novos dados, ideias ou realizar combinações originais, na busca de uma solução eficiente eeficaz (CRIATIVIDADE). j. Evidenciar a capacidade de controlar as próprias reações para continuar a agir, apropriadamente, nas diferentes situações (EQUILÍBRIO EMOCIONAL). k. Evidenciar a capacidade de agir atendo-se a detalhes significativos (METICULOSIDADE). l. Evidenciar a capacidade de cumprir suas atribuições assumindo e enfrentando as consequências de suas atitudes e decisões(RESPONSABILIDADE). Atualizado em Dezembro 2011.

2. UNIDADES DIDÁTICAS UD I – EXPLOSIVOS E DESTRUIÇÕES ASSUNTOS

PÁGINA: TM - 02 CARGA HORÁRIA: 10 HORAS-AULA DIURNAS

1. Explosivos e destruições.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS NR DE SESSÕES a. Distinguir explosivos militares. b. Empregar equipamentos de destruição. c. Aplicar as medidas de segurança no emprego de explosivos. d. Calcular cargas explosivas paradestruições. 10 HD e. Estriar espoletas elétricas e pirotécnicas. f. Escorvar e acionar cargas explosivas para destruição. g. Preparar e acionar cargas explosivas, agindo de forma segura e sensata (EQUILIBRIO EMOCIONAL).

INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS: a. Orientação para a aprendizagem: não há necessidade de um estudo prévio do manual C 5 - 25. Deverão ser enfatizadas as normas de segurança antes doemprego dos explosivos. Ao final das instruções, o instrutor deve fazer uma breve explanação de como foram montadas, abordando assuntos como: medidas de segurança, meios auxiliares etc. b. Método e as técnicas de ensino: sugere-se o método trabalho em grupo. Sugere-se a utilização das seguintes técnicas de ensino: palestra, pesquisa em grupo, demonstração, exercício individual e exercício militar,dentre outras. c. Tipos de atividade: presencial. d. Meios auxiliares a empregar: projetor multimídia, acessórios de engenharia e explosivos. e. Natureza da UD: desenvolve o domínio cognitivo, afetivo e psicomotor. f. Esta UD será motivo de avaliação somativa. g. Esta UD favorece a interdisciplinaridade com a seguinte disciplina: emprego tático e química. h. Perfil Profissiográfico: os objetivosdesta UD deverão estar em consonância com o previsto no perfil profissiográfico do concludente da AMAN. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: a. HOUAISS, A (Ed.). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetivos, 2001. b. ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO. Explosivos e Destruições. 3. ed. Brasília: EGGCF, 1991 (C 5 - 25). c. ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO. Vade-Mécum de Engenharia. 3. ed. Brasília:EGGCF, 1996 (C 5 - 34), Capítulos 2 e 3. d. ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO. Minas Terrestres e Armadilhas. 2. ed. Brasília: EGGCF, 2000 (C 5 - 37).

2. UNIDADES DIDÁTICAS UD II – MINAS E ARMADILHAS ASSUNTOS

PÁGINA: TM - 03 CARGA HORÁRIA: 08 HORAS-AULA DIURNAS

OBJETIVOS ESPECÍFICOS NR DE SESSÕES a. Diferenciar os tipos de minas. 1. Campo de minas. b. Explicar a cadeia de acionamento de uma mina. 04...
tracking img