Milk run

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Milk Run

Papel do inventário e do transporte no novo sistema de abastecimento de suprimentos adotado pela indústria automobilística nacional para alimentar sua linha de montagem de automóveis. Este sistema é a coleta programada de peças, denominado Milk Run, que visa, num tempo previamente determinado, coletar as peças nos fornecedores, cumprindo-se determinadas rotas, visando minimizar ocusto de transporte da operação e reduzir o estoque na cadeia de suprimentos.

Este sistema de coleta programada de peças, Milk Run, pode ser realizado pela própria indústria automobilística: a montadora gerencia a melhor rota para seu veículo de coleta, determinando a quantidade de peças necessárias para coletar em cada fornecedor, dentro de uma determinada rota, visando aproveitar melhor acapacidade de seu veículo de transporte. Outra forma de trabalho, dentro do sistema Milk Run, é a montadora executar o trabalho de encontrar a melhor roteirização e determinar a quantidade de peças necessárias que devem ser coletadas de cada fornecedor em cada viagem, e a coleta, propriamente dita, ser realizada por terceiro (transportadora).
Uma terceira forma de trabalho é a montadora determinar aquantidade de peças a serem coletadas, quando estas peças serão necessárias em suas plantas e um operador logístico executar a tarefa de determinar a melhor roteirização para a coleta das peças, visando sempre atender o plano de produção da montadora para que a linha de montagem dos automóveis não venha a ficar desabastecida de peças ou componentes.
No sistema de coleta programada, Milk Run, osveículos utilizados para o transporte das peças deverão maximizar sua capacidade e aperfeiçoar a rota. O intuito, neste ponto do sistema, é minimizar os custos de transporte da operação.
O Milk Run se torna uma forma para o método de chamada de peça (gerenciamento do estoque), como o Kanban, utilizado na filosofia de trabalho Just-in-Time. A coleta programada de materiais nos fornecedores visa:I) Minimizar o custo de frete utilizando a total capacidade do veículo de transporte (volume ou peso), com a melhor roteirização possível para coleta das peças nos fornecedores.
II) Potencializar o giro de estoque e disciplinar o fornecedor. Aumentar a frequência de abastecimento, alimentar a montadora apenas com as peças necessárias, nas quantidades necessárias, na hora solicitada e dentro dasembalagens padronizadas.

III) Reduzir o número de veículos dentro da montadora e melhorar a coordenação destes veículos em sua planta fabril. Como as peças são coletadas em cada fornecedor, existe a redução do número de veículos atendidos, para realizar a operação de suprimento de peças na planta fabril da montadora e, como cada veículo de coleta possui um horário pré-definido para a entregadas peças coletadas, há maior controle no atendimento destes veículos por parte da montadora, para descarregamentos das peças em função da mão-de-obra e equipamentos necessários para esta operação.

IV) Agilizar a operação de carregamento e descarregamento de materiais, de modo a eliminar tempos ociosos quando o veículo de coleta de peças está nos fornecedores e na própria montadora.

V)Nivelar o fluxo diário de recebimento de materiais.
(VI) Melhorar os serviços prestados, a embalagem padronizada, o aproveitamento de carga/palete e conseguir maior rapidez na carga e descarga dos veículos de coleta programada de peças.

VII) Reduzir o nível de estoque nos fornecedores. Com a obtenção do programa de produção necessário para abastecer a montadora (dia programado para coleta daspeças e quantidade a ser fornecida) os fornecedores poderão programar-se para a obtenção de suas matérias-primas e gerenciar o nível de estoque em suas cadeias.

(VIII) Ferramenta para o sistema Just-in-Time. O Milk Run figura como um processo para a implantação de um sistema Just-in-Time entre fornecedor e montadora.

IX) Melhor administração das embalagens reutilizáveis. As embalagens são...
tracking img