Milk run e transit point na construção civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
7 MILK RUN

Traduzindo ao pé da letra, Milk Run significa Corrida do Leite. Esse nome é devido ao processo de um transportador passar em duas ou mais fazendas sem cruzar caminho na rota, retirar o leite e, em seguida, entregá-lo a uma empresa de laticínio.
Milk Run é um sistema de coletas programadas de materiais, que utiliza um único equipamento de transporte, normalmente de algum OperadorLogístico, para realizar as coletas em um ou mais fornecedores e entregar os materiais no destino final, sempre em horários pré-estabelecidos.
O sistema de coleta programada MR permite um maior controle sobre os materiais realmente necessários e utiliza uma maior freqüência de abastecimento (lotes menores) com conseqüente redução de estoques.
O Milk Run possibilita um bom ambiente para aintrodução, manutenção e melhorias de administração Just-in-Time, por ter como uma de suas características a redução de estoques em toda a cadeia de suprimentos.

7.1 Objetivos do Milk Run

Os objetivos do sistema de coleta Milk Run são os seguintes:

* Reduzir Custos Logísticos;
* Controlar os Materiais em Trânsito
* Reduzir os Níveis de Estoque;
* Uniformizar o Volume deRecebimento de Materiais;
* Agilizar o Carregamento e o Descarregamento.

7.2 Benefícios do Milk Run

Os benefícios do sistema de coleta Milk Run são os seguintes:

* Embarques programados segundo a necessidade do cliente – uso de janelas de coleta com data, horário e quantidades pré-estabelecidas;
* Estoques reduzidos devido à pulverização de embarques;
* Nivelamento do fluxodiário de recebimento de materiais e redução do trânsito interno na fábrica;
* Otimização na utilização (capacidade volumétrica) dos equipamentos de transporte, o que reduz bastante os custos associados à movimentação de materiais;
* Melhoria nos serviços de manuseio de materiais, possibilitado pelo uso de embalagens padronizadas e reutilizáveis e pela maior agilidade no carregamento edescarregamento dos veículos;
* Redução substancial nos custos de manutenção de estoques, pois o que chega dos fornecedores pode alimentar diretamente a linha de produção;
* Possibilita a implementação de sistemas Just-in-Time integrado nas empresas parceiras.

Para obter um bom sistema de Milk Run fornecedores, operadores logísticos e clientes têm de estar sincronizados, possuir um bomcanal de comunicação entre esses elos e cumprir com as devidas responsabilidades. Os fornecedores devem ter materiais prontos para embarcar na doca de expedição, na quantidade programada para o dia, observando os seguintes pontos antes da chegada do caminhão – embalagens padronizadas, devidamente paletizadas, etiquetadas e com a documentação emitida. Os operadores logísticos devem cumprir os temposprogramados nas janelas de coleta (nos fornecedores) e janelas de entrega (nos clientes). Os clientes devem aos fornecedores todas as informações necessárias para a programação de suas fábricas – previsão da produção (10 semanas, por exemplo), programação da produção (2 semanas, por exemplo) e o ajuste final diário.

7.3 Sistemas Roteirizadores

Quando se fala de Milk Run não se pode esquecer daroteirização. Como o transporte é um dos principais personagens do sistema Milk Run, é essencial o uso de bons softwares roteirizadores para a definição das melhores rotas para a coleta e entrega de materiais, de forma a reduzir a distância percorrida e o transit-time dos produtos.
O roteirizador se trata de um software capaz de montar um modelo matemático que seja fácil de manipular eparametrizar e que represente, de maneira mais fiel possível, as condições externas de trabalho (distância entre pontos, condições de trânsito, tempos de deslocamento e de trabalho, etc.), possibilitando assim a simulação do que ocorrerá nas ruas e estradas durante o trabalho de vendas, coleta ou entrega de materiais.
Um roteirizador traça rotas conforme os dados que são inseridos a fim de torná-las...
tracking img