Milgre economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O “MILAGRE’’ ECONÔMICO BRASILEIRO: CONTEXTO E FATORES CONDICIONANTES


Mércia Lucena da Silva

RESUMO
O “milagre” econômico brasileiro, nos anos de 1968 a 1973, foi um período marcado por altas taxas de crescimento da economia, associadas a baixas taxas de inflação. Sendo assim, é imprescindível o seu estudo, por ser a época de maior crescimento que a economia brasileira vivenciou. Nestesentido, o artigo visa determinar as características, os fatores políticos- econômicos condicionantes e as principais críticas do “milagre econômico” do Brasil. A pesquisa se enquadra no campo descritivo e tem um caráter qualitativo, fazendo uso de livros e artigos que referenciam o assunto. Identifica-se que o país cresceu a uma taxa de 11% ao ano no período, com uma taxa de inflaçãorelativamente baixa para os padrões brasileiros. Isso se deveu ao fato de que o PAEG, a conjuntura internacional favorável e a capacidade ociosa favoreceram a melhoria dos indicadores econômicos nos anos observados.

PALAVRA CHAVE: “milagre”; crescimento econômico; baixa inflação; PAEG; Brasil.

1 INTRODUÇÃO:

No Brasil, o inicio dos anos 1960 foi caracterizado por aceleração inflacionária,tentativas fracassadas de estabilização e intensa política, um quadro no qual se intensificaram tensões que já estavam presentes desde as décadas anteriores. Foi também um período de desaceleração econômica, o qual teria contribuído para consolidar certos elementos do caráter expansionista que caracterizou a política econômica brasileira até seu esgotamento na chamada “década perdida”.
A partir de1964, com a introdução do regime militar e a execução de um novo plano econômico, o programa de aceleração econômicas do governo (PAEG), que incluía diversas reformas institucionais, o Brasil teve sua economia relativamente estabilizada até 1967 e criou
as bases necessárias para um extraordinário crescimento econômicos observados nos anos 1968 a 1973, com taxas de crescimento superando os 10% aoano(a.a.). Este período, que
também foi marcado por taxas moderadas de inflação e sucessivos superávits na balança comercial, ficou conhecido como o “milagre” econômico brasileiro, proporcionado também
pela melhoria da conjuntura externa.
È importante estudar o período do “milagre” econômico brasileiro, uma vez que foi o período de maior crescimento da economia do país. Neste contexto, oestudo tem como objetivo caracterizar o “milagre” econômico brasileiro, com vistas a identificar os fatores que possibilitaram a combinação de alto crescimento e reduzia a inflação e a política macroeconômica praticada no período.
Para a realização deste estudo, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, a fim de analisar o fenômeno do “milagre” econômico brasileiro. Ainda, a pesquisa se encaixa nocampo descritivo, já que buscou descrever as principais características associadas a este fenômeno econômico.
O artigo está estruturado da seguinte forma: a princípio, esta introdução; em um segundo momento, uma análise da conjuntura político-econômica do Brasil no inicio da década de 1960; posteriormente, uma análise das principais características do “milagre” econômico que o país vivenciou, bemcomo os fatores determinantes e suas principais críticas; por fim, as considerações finais e as referências utilizadas para embasar o presente estudo.

2 A ECONÔMIA BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1960

2.1 Crise político-econômico do período de 1961 a 1964

Nos primeiros anos da década de 1960, a economia brasileira perdeu o dinamismo conquistado na década anterior com o desenvolvimentoindustrializante do governo Juscelino Kubitschek, a estagflação foi contínua por causa da crise política que se iniciara com a candidatura e posterior renúncia de Jânio Quadros.
Assim, mesmo com o crescimento do PIB e da indústria herdado do governo anterior, a inflação se acelerava e o balanço de pagamentos apresentava déficits cada vez maiores.
Na visão de Mesquita (2010, p.6), as iniciativas de...
tracking img