Milenarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A palavra apocalipse vem do grego e significa "revelação". Um "apocalipse", na terminologia do judaísmo e do cristianismo, é a revelação divina de coisas que até então permaneciam secretas a umprofeta escolhido por Deus. Por extensão, passou-se a designar de "apocalipse" aos relatos escritos dessas revelações. Devido ao fato de, na maioria das bíblias em língua portuguesa se usar o títuloApocalipse e não Revelação, até o significado da palavra ficou obscuro, sendo às vezes usado como sinônimo de "fim do mundo".

Milenarismo é crença de que haverá no futuro, um período dourado de 1000 anosque será regido por um governo divino. Há milenarismo entre os cristãos, principalmente evangélicos, muçulmanos, entre os místicos, entre espíritas e diversos outros.

Só há um problema, em todos oscasos, o tal Milênio só ocorrerrá após um evento devastador que se abaterá sobre a Terra, o Apocalipse.

Milenarismo pode ser definido como movimento social, geralmente de caráter religioso, queacredita em algum tipo de salvação total, coletiva e iminente de origem sobrenatural.

O termo "milenarismo" deriva da palavra em latim millennium (mil) e tem origem no livro das Revelações do NovoTestamento, especificamente em uma visão de São João na qual Jesus Cristo voltará à Terra para um reino de mil anos -o millennium.

De tradição protestante, o milenarismo religioso encontra-se mais forte emigrejas como a Adventista e a Testemunhas de Jeová, embora também apareça no judaísmo, no budismo e no islamismo. Por acreditar na vinda de um messias -Cristo, por exemplo-, o milenarismo pode serusado como sinônimo de messianismo.

No Brasil, o movimento milenarista mais conhecido foi o de Canudos, comandado pelo líder religioso Antônio Conselheiro. Ele e os seus seguidores acreditavam naproximidade do Julgamento Final e esperavam a vinda de um messias, do qual Conselheiro teria sido seu profeta. A profecia mais conhecida de Conselheiro -"o sertão vai virar mar, e o mar vai virar sertão"-...
tracking img