Mikrotik

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: _______________________________________________Nota: _______


1. (2.0) Em quantas camadas está dividida a arquitetura do protocolo TCP/IP? Quais são elas e para que servem?
R: O protocolo TCP/IP está dividido em 4 camadas, que são a camada de rede, a camada de internet, a camada de transporte e a camada de aplicação. A camada de rede é a camada responsável pela interface doprotocolo TCP/IP com os mais diversos tipos de rede disponíveis no mercado. A camada de internet é responsável pelo controle de endereçamento e roteamento das informações. A camada de transporte é responsável pelo controle de troca de informações entre os equipamentos. Já a camada de aplicação é formada pelos mais diversos sub-protocolos existentes no protocolo TCP/IP.

2. (0.5) Para que servem o HUB, oSWITCH e o ROTEADOR?
R: O Hub é um elemento de interconexão de rede, sua função é interligar vários equipamentos em uma rede, permitindo que todos troquem informações entre si. O Hub é um equipamento Haf-Duplex, o que em casos extremos pode gerar uma perda de performance, além disso toda e qualquer informação que é colocada na rede é enviada a todos os equipamentos conectados a ele. O Switchtem a mesma tarefa do Hub, mas é um equipamento mais inteligente, pois consegue identificar o MAC Address dos equipamentos, e em caso de uma comunicação do equipamento A com o equipamento B, ele fecha uma conexão direta entre os dois evitando que os pacotes destes equipamentos sejam disparados por toda a rede. Já o roteador tem a função de interconectar redes, é este equipamento que permite queuma rede A de equipamentos se comunique com uma rede B de equipamentos, isto ocorre de maneira transparente, ou seja, é como se todos os equipamentos das duas redes estivessem conectados a um único Switch e/ou Hub.

3. (1,0) Descreva as características dos protocolos TCP e UDP, informando qual é a diferença principal entre eles. Cite 3 aplicativos padrão que utilizem o UDP e o TCP.
R: Oprotocolo TCP é um protocolo com maior confiabilidade que o protocolo UDP, pois em seu algoritmo são geradas numerações para as mensagens, temporização, controle de fluxo, e janelas deslizantes. Neste protocolo, a todo momento, transmissor e receptor trocam mensagens entre si a fim de verificar se a comunicação está sendo eficaz e em caso de erros a informação recebida errada é retransmitida. Já oprotocolo UDP não garante confiabilidade alguma, pois este protocolo não é orientado a conexão, desta forma, o transmissor envia os pacotes pela rede sem se preocupar se o receptor está recebendo as informações corretamente. A principal diferença entre estes dois protocolos é a orientação a conexão, cujo protocolo TCP possui e o protocolo UDP não possui. Aplicativos de protocolo UDP: TFTP, DNS e RIP.TCP: Telnet, FTP e HTTP.


4. (0.5) O que é e para que serve o protocolo DHCP?
R: O protocolo DHCP é um protocolo para a distribuição de endereços IP para os equipamentos de uma determinada rede, ou seja, ele permite que um equipamento solicite um endereço ao Servidor DHCP para que ele possa a partir da cessão deste IP possa trocar informações na rede utilizando o protocolo TCP/IP.

5.(0.5) O que é e para que serve o serviço DNS (Domain Name System)?
R: O serviço DNS tem a função de traduzir os nomes dados aos domínios para endereços IP, pois seria difícil para o ser humano memorizar um código de números, mas é simples para o ser humano armazenar nomes de domínios.

6. (0.5) O que é e para que serve o protocolo FTP (File Transfer Protocol)?
R: O protocolo FTP é utilizadopara a transferência de arquivos entre duas máquinas diretamente conectadas de forma segura e livre de erros.

7. (0.5) Qual é comando utilizado para verificar o endereço IP assumido pela máquina nos sistemas operacionais Windows (9x, NT, 2K, XP, 2003 e Vista) e Linux?
Windows 9x – winipcfg
Windows NT, 2K, XP, 2003 e Vista – ipconfig
Linux – ifconfig

8. (1.0) Quais são as...
tracking img