Miihnuns

416 palavras 2 páginas
Desenvolvimento
Quando chegamos ao centro de recepção de Xingó fomos recebidos por um funcionário,que nos passou algumas informações de como a hidrelétrica foi construída.
A hidrelétrica de Xingó é uma represa fio d’água que foi construída no Rio São Francisco, e está localizada entre doisestados, Alagoas e Sergipe. Teve suas obras iniciadas em 20 de março de 1987 e concluídas em 25 de setembro de 1997, tiveram um número superior a 10.000 homens nas obras.
A Chesf precisou desviar o rio epara isso construiu 4 túneis, a água foi barrada em Sobradinho e Paulo Afonso para que esses túneis pudessem ser construídos, assim a água pararia de vir por algum tempo. Com esses túneis a água foidesviada e começaram a construção de duas paredes chamadas de secadeira, uma antes da usina chamada de montante e a segunda de jusante. Essas paredes são compostas apenas de barro e pedra com uma alturade 30 cm.
A Hidrelétrica é dividida em 2 complexos com 12 comportas, ou seja, 6 para cada uma. Elas servem para dar vazão ao excesso de água do rio quando o mesmo estiver muito alto(a ultima vez queas comportas foram abertas, foi em 2009). Seu volume total é de 137 metros, podendo chegar ao Maximo a 138 metros.
Nós observamos como tudo funciona quando chegamos ao reservatório. Lá o engenheiroda Chesf nos mostrou todo procedimento.
A energia produzida é feita por gravidade. A água represada ganha impulso quando desce por 6 canos largos. Elas batem nas turbinas(que são formadas por pás),que acionam o gerador da usina transformando a energia mecânica em elétrica(cada tubo gera 500MW de potencia). O transformador aumenta a tensão da energia permitindo que ela reaja pelos fios e... [continua]
Esse tipo de geração de energia produz diversos impactos ambientais, o que faz com que seja motivo de polêmica atualmente com o avanço das discussões sobre desenvolvimento sustentável. Os estudiosos procuram descobrir a dimensão deste impacto a fim de encontrar formas de amenizá-los, uma vez que

Relacionados