Miguel torga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Profissional de Animador Sociocultural

Miguel Torga - Vida e Obra

Trabalho realizado por:
- Ana Flávia, nº 3
- José Carlos, nº 13
- Nicolas Domingues, nº 20
- Sónia Ferreira, nº 22
10ºF

ÍNDICE:
Introdução -------------------------------------------------------------------------------- pág.3
Biografia----------------------------------------------------------------------------------- pág. 4
Obra Literária ---------------------------------------------------------------------------- pág.5,6
Coimbra e a sua tradição------------------------------------------------------------- pág. 7
Principais Obras ------------------------------------------------------------------------- pág.8,9
Análise de um poema-------------------------------------------------------------------pág.10
- Análise Externa--------------------------------------------------------------- pág. 11
- Análise Interna----------------------------------------------------------- pág. 11, 12
Bibliografia -------------------------------------------------------------------------------- pág.13

Introdução:
Neste trabalho pretendemos mostrar aos colegas a vida e obra de Miguel Torga.
Pseudónimoliterário de Adolfo Correia da Rocha que escolheu o nome Miguel com o propósito de honrar a vizinha Espanha e o como apelido Torga, representando metaforicamente a extensa ligação que o escritor possuía á sua Terra Natal – Torga é uma planta muito comum nas terras transmontanas que, apesar de possuir um caule e folhas bastante pequenos, possui enormes raízes que a prendem a terra.
MiguelTorga era um poeta português, escreveu varias obras e recebeu muitos prémios, este poeta passou por muitos lados, ate chegar onde chegou.

Pseudónimo literário de Adolfo Correia da Rocha que escolheu o nome Miguel com o propósito de honrar a vizinha Espanha e o como apelido Torga, representando metaforicamente a extensa ligação que o escritor possuía á sua Terra Natal – Torga é uma planta muitocomum nas terras transmontanas que, apesar de possuir um caule e folhas bastante pequenos, possui enormes raízes que a prendem a terra.

Biografia:
 Nascido a 12 de Agosto de 1907 natural de São Martinho de Anta, Vila Real., proveniente de uma família humilde, teve uma infância rural dura, que lhe deu a conhecer a realidade do campo, sem bucolismos, feita de árduo trabalho contínuo.
Após umabreve passagem pelo seminário de Lamego, emigrou com 13 anos para o Brasil, onde durante cinco anos exerceu ofícios típicos de trabalhador rural na fazenda de um tio, em Minas Gerais.
De regresso a Portugal, em 1925, concluiu o ensino liceal e frequentou em Coimbra o curso de Medicina, que terminou em 1933.
Exerceu a profissão de médico em São Martinho de Anta e em outras localidades do país,fixando-se definitivamente em Coimbra, como otorrinolaringologista, em 1941.
Morre em Coimbra a 17 de Janeiro de 1995 pelas 11 horas.

Obra literária:
Ligado inicialmente ao grupo da revista “Presença”, dele se desligou em 1930, fundando nesse mesmo ano, com Branquinho da Fonseca (outro dissidente), a Sinal, de que sairia apenas um número.
Em 1936, lançou outra revista, Manifesto, também deduração breve.
A sua saída da Presença reflecte uma característica fundamental da sua personalidade literária, uma individualidade intransigente, que o manteve afastado, por toda a vida, de escolas literárias e mesmo do contacto com os círculos culturais do meio português.
A esta intensa consciência individual aliou-se, no entanto, uma profunda afirmação da sua pertença à natureza humana, comque se solidariza na oposição a todas as forças que oprimam a energia viva e a dignidade do homem, sejam elas as tiranias políticas ou o próprio Deus.
Miguel Torga, tendo como homem a experiência dos sofrimentos da emigração e da vida rural, do contacto com as misérias e com a morte, tornou-se o poeta do mundo rural, das forças telúricas, ancestrais, que animam o instinto humano na sua luta...
tracking img