Miguel de cervantes

Páginas: 9 (2124 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
Miguel de Cervantes

No século XVI a Espanha ditava para o mundo como devia ser a cultura. De lá saíam as novas formas de literatura, a arquitetura das igrejas, os novos caminhos da pintura. Tinha universidades famosas que atraiam toda a Europa, e uma corte cheia de brilho, frequentada por grandes artistas e intelectuais. Ao mesmo tempo, a Espanha era um país rico e poderoso. Para lá iam todoo ouro e a prata retirada das civilizações indígenas americanas recém-dominadas e a mão do rei se estendia pelo Caribe, pelas Américas e outros continentes e ilhas.
Foi nessa época, marcada por requintadas formas de arte e sangrentas guerras e conquistas, que nasceu Miguel de Cervantes Saavedra, na cidade de Alcalá, em 1547. Filho de um cirurgião que se apresentava como nobre e de mãe de origemjudia convertida ao cristianismo, pouco se sabe de sua infância. Escreveu quatro poemas que foram publicados por seu mestre e isto marcou seu "début" literário. Saiu intempestivamente de Madri para Roma e lá ficou por vários meses.
Em 1574, lutou na Batalha de Lepanto, onde foi ferido na mão esquerda por um tiro de espingarda. No ano seguinte, tomou parte na campanha da Áustria em Navarino,Corfu e Tunísia. Voltando para a Espanha por mar, foi aprisionado por corsários algerianos. Ficou preso como escravo na Algeria por cinco anos. Conseguiu escapar e voltar para Madri em 1585. Nesse mesmo ano casou-se com Catalina de Salazar, 22 anos mais moça do que ele. Publicou então La Galatea, novela pastoral. Dois anos depois, partiu para Andaluzia por onde andou por dez anos, como fornecedor daArmada Invencível e como cobrador de impostos.
Em 1597 foi para a cadeia em Sevilha por causa de problemas financeiros com o governo. Em 1605, já estava em Valladolid, então com um posto no governo, quando começou em Madri a primeira parte do Don Quixote. Voltava assim para o mundo literário.
Nos últimos nove anos de sua vida, apesar das mortes em família e de problemas pessoais, Cervantessolidificou sua posição como escritor. Publicou as Novelas Ejemplares em 1613, Viajem ao Parnaso em 1614 e, em 1615, Ocho Comedias y Ocho Entremeses e a segunda parte de Don Quixote. Morreu em abril de 1616.
Até hoje o mundo comenta o livro Dom Quixote de la Mancha que o espanhol, lançou em duas partes: a primeira em 1605 e a segunda em 1615.
Cervantes morreu em Madri em 23 de abril de 1616. Poucosdias antes de sua morte escreveu o prefácio de Persiles (publicado postumamente em 1617), em que cita os velhos versos: "Puesto ya el estribo, / Con las ansias de la muerte."


Principais momentos da vida de Cervantes (biografia):

No ano de 1566 foi morar em Madri junto com a família.
Em 1569 foi morar na cidade de Roma, após ter ferido um homem num incidente em Madri.
Em 1571 participou naBatalha de Lepanto (contra os turcos). Foi ferido durante um combate e ficou com a mão esquerda inutilizada.
Entre 1575 e 1580 ficou num cativeiro em Argel (Argélia), após ter sido capturado por piratas.
No ano de 1581 foi morar na cidade de Lisboa, onde escreveu peças de teatro.
Em 1583 casou-se com Catalina de Palacios Salazar.
Em 1587 foi nomeado comissário real da Armada espanhola.
Em1593 publicou o romance La casa de los celos.
Em 1597 foi preso na cidade de Sevilha
Em 1605 publicou a primeira parte de Dom Quixote.
Em 1613 entrou para a Ordem terceira de São Francisco.
Em 1615 publicou a segunda parte de Dom Quixote.

Principais obras de Cervantes:

Dom Quixote de La Mancha
Oito comédias e oito entremezes nunca antes representados
A Numancia
O trato de Argel
Ostrabalhos de Persiles e Sigismunda
O cerco de Numancia (peça de teatro)
O ciumento de Extremadura

Dom Quixote de La Mancha

El ingenioso hidalgo don Quijote de la Mancha teve seis edições no mesmo ano de sua publicação. Traduzido para o inglês e o francês, foi amplamente difundido em toda parte, até se tornar um dos mais lidos romances em todo o mundo, por crianças e adultos. Para fazer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Miguel de Cervantes
  • Miguel De Cervantes
  • Miguel de Cervantes
  • Miguel de Cervantes
  • Miguel de cervantes
  • Miguel de Cervantes Saavedra
  • Miguel De Cervantes Saavedra
  • Miguel de Cervantes Saavedra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!