Miguel couto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
03. No trecho “Não a falsa beleza que os espelhos
enganosamente refletem”, o advérbio contém uma desinência de gênero. Apresente-a.

A MULHER QUE ESCREVEU A BÍBLIA
(Trecho da obra, página 41 do livro, que mostra uma mulher que, ao consultar um ex-historiador que virou terapeuta de vidas passadas, descobriu ter sido a mais feia e única letrada das 700 mulheres do rei Salomão, no século X a.C.Baseado na ideia de que uma mulher teria sido a autora da Bíblia, a obra dosa momentos de escracho e requinte).

A

mim pouco importava. Tendo descoberto o mundo da palavra escrita, eu estava feliz, muito feliz (...) Bastava-me o ato de escrever. Colocar no pergaminho letra após letra, palavra após palavra, era algo que me deliciava. Não era só um texto que eu estava produzindo; era beleza, abeleza que resulta da ordem, da harmonia. Eu descobria que uma letra atrai outra, essa afinidade organizando não apenas o texto como a vida, o universo. O que eu via, no pergaminho, quando terminava o trabalho, era um mapa, como os mapas celestes que indicavam a posição das estrelas e planetas, posição essa que não resulta do acaso, mas da composição de misteriosas forças, as mesmas que, em escalamenor, guiavam minha mão quando ela deixava seus sinais sobre o pergaminho. (...) Diria a ele que agora minha vida tinha sentido, um significado: feia, eu era, contudo, capaz de criar beleza. Não a falsa beleza que os espelhos enganosamente refletem, mas a verdadeira e duradoura beleza dos textos que eu escrevia, dia após dia, semana após semana – como se estivesse num estado de permanente edeliciosa embriaguez.
Moacyr Scliar

AOS AFETOS E LÁGRIMAS DERRAMADAS NA AUSÊNCIA DA DAMA A QUEM QUERIA BEM
Ardor em firme coração nascido; Pranto por belos olhos derramado; Incêndio em mares de água disfarçado; Rio de neve em fogo convertido: Tu, que em um peito abrasas escondido; Tu, que em um rosto corres desatado; Quando fogo, em cristal aprisionado; Quando cristal, em chamas derretido. Se ésfogo, como passas brandamente, Se és neve, como queimas com porfia? Mas ai, que andou Amor em ti prudente! Pois para temperar a tirania, Como quis que aqui fosse a neve ardente, Permitiu parecesse a chama fria.
(Gregório de Matos Guerra)

04.
a) Gregório de Matos desenvolveu em sua obra poética quatro tipos de poesia. Em que tipo se enquadra o texto ? b) Como se pode perceber, em termossemânticos, a estética barroca na maneira de o eu poético expressar seus sentimentos?

01.
a) Transcreva o fragmento do primeiro período do segundo parágrafo do texto que sintetiza a conclusão do autor sobre a personagem que havia sido construída pela enumeração das tarefas da escrita. b) Não é gratuito que o autor identifique a personagem por sua feiura. Ela é o combustível dramático da personagem, eScliar reitera o fato de que a mulher feia foi escolhida pela habilidade de criar beleza por escrito. Que palavras comprovam o recurso retórico de realidades antagônicas presentes no texto?

05.
a) Que figuras de linguagem estrutura semanticamente todo o texto? b) Retire dois versos em seqüência que comprovem a sua resposta para a questão anterior.

02.
a) “A mim pouco importava”. Estafrase, que inicia o texto, interrompe uma descrição anterior sobre a condição de vida do personagem. Essa leitura está centrada em que vocábulo da passagem citada? b) Classifique os elementos mórficos da forma verbal dessa passagem.

06. O Barroco foi um estilo que sofreu a influência de
dois processos histórico-culturais, que lhe deram um caráter de estilo conflitante, marcado pelo antagonismo.Como se chamam estes dois processos?

1

circular com 0,10m de diâmetro, qual a potência por unidade de área da radiação solar que atinge o papel na região onde a imagem do Sol é projetada? (Despreze a radiação absorvida e refletida pela lente). Como você explica a queima do papel utilizando esse resultado? Dado: π=3,1.

07. Um trem viajava com 242 passageiros, dos quais:
96 eram...
tracking img