Migração de um backbone gbe para tecnologia 10gbe implementada em cabeamento metálico

16881 palavras 68 páginas
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais XIV Curso de Especialização em Redes de Computadores - 2009 Trabalho de Conclusão de Curso

Diego Hortêncio dos Santos

MIGRAÇÃO DE UM BACKBONE GbE PARA TECNOLOGIA 10GbE IMPLEMENTADA EM CABEAMENTO METÁLICO

Belém 2010

Diego Hortêncio dos Santos

MIGRAÇÃO DE UM BACKBONE GbE PARA TECNOLOGIA 10GbE IMPLEMENTADA EM CABEAMENTO METÁLICO

Trabalho de conclusão de curso de Especialização apresentado para obtenção do título de Especialista em Redes de Computadores. Faculdade de Computação. Instituto de Ciências Exatas e Naturais. Universidade Federal do Pará. Orientador: Prof. MSc. Marcelo Lima Barretto.

Belém 2010

Diego Hortêncio dos Santos

MIGRAÇÃO DE UM BACKBONE GbE PARA TECNOLOGIA 10GbE IMPLEMENTADA EM CABEAMENTO METÁLICO Trabalho de conclusão de curso de Especialização apresentado para obtenção do título de Especialista em Redes de Computadores. Faculdade de Computação. Instituto de Ciências Exatas e Naturais. Universidade Federal do Pará. Orientador: Prof. MSc. Marcelo Lima Barretto.

Data da aprovação: Belém-PA. 15-04-2010

Banca Examinadora

Prof. MSc. Marcelo Lima Barretto Instituto de Tecnologia – UFPA – Orientador

Em especial a minha esposa, que com muito carinho e paciência, soube compreender meus momentos de stress e mau humor, ao meu filho, que foi e sempre será minha fonte de motivação, a minha família e aos meus amigos que sempre me incentivaram em todos os momentos, meus mais profundos

agradecimentos e eterna gratidão.

AGRADECIMENTOS

À Universidade Federal do Pará. Ao Prof. Marcelo Lima Barretto pelos valiosos ensinamentos e pelo importante e fundamental apoio e orientação. Ao Prof. Arnaldo Corrêa Prado Junior pelos importantes momentos de discussões ideológicas e científicas em sala. Ao Prof. Jorge Koury Bechara, que através de seu fascínio pela área tecnológica, forneceu conhecimento impagável e extremamente construtivo a formação profissional.

Relacionados