migracoes africana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Migrações Populacionais
sobre Geografia por Algo Sobre
conteudo@algosobre.com.br

1
2
3
4
5
Avaliação: 3.4 / 5 (42 votos)
As  migrações populacionais remontam aos tempos pré – históricos. O homem parece estar constantemente à procura de novos horizontes. No passado, milhões e milhões de europeus e asiáticos migraram para todas as partes do mundo, conquistando e povoando continentescomo a América, a Oceania e a África.
Ultimamente, tem–se verificado a migração espontânea de milhões de pessoas de quase todas as partes do mundo em direção à Europa e até mesmo à Ásia, entre as quais grandes números de descendentes aos países de origem dos seus antepassados.
Milhares de brasileiros argentinos migraram nos últimos anos, em decorrência da crise econômica que seus países atravessam,sobretudo em direção à Europa e à América do Norte.
As razões que explicam as migrações são inúmeras (político – ideológicas, étnico – raciais, profissionais, econômicos, catástrofes naturais etc.), embora razões econômicas sejam predominantes. A grande maioria das pessoas migra em busca de melhores condições de vida.
Todo ato migratório apresenta causas repulsivas(o indivíduo é forçado amigrar) e/ou atrativas ( o indivíduo é atraído por determinado lugar ou país).
Até antes da Segunda Guerra Mundial, as principais áreas de repulsão populacional eram a Europa e a Ásia (fome, guerra, epidemias, perseguições políticas e religiosas), e as principais de atração eram a América e a Oceania (colonização, crescimento econômico, possibilidade de enriquecimento etc.).
Entretanto, devido àenorme prosperidade do Japão e da Europa no período pós – Guerra , essas áreas tornam – se importantes focos de atração populacional, além, é claro, dos EUA, que sempre foram e continuam sendo um polo atrativo.
Além das migrações externas que implicam a movimentação de milhões de pessoas anualmente, há também as não menos importantes migrações internas, movimentos populacionais de variados tipos quese processam no interior dos diferentes países de todo o mundo.
Dentre as diversas migrações internas, temos:
Êxodo rural: Deslocamento de pessoas do meio rural para o meio urbano. Ocorre principalmente nos países subdesenvolvidos e sobretudo naqueles que experimentam um processo rápido de industrialização.
Transumância: Migração periódica (sazonal) e reversível (ida e volta) determinada peloclima.
Migração Interna – Deslocamento feito dentro de um mesmo país. O indivíduo que realiza este movimento é conhecido como migrante.
Migração Externa – Deslocamento feito entre os países. Ao sair o indivíduo é conhecido como emigrante, ao entrar ele será conhecido como imigrante.Migração diversas: Entre zonas rurais, entre áreas urbanas, migrações em direção às áreas de descobertas deminerais, migração de fim de semana e outras mais.


INDICE




1 – INTRODUÇÃO

2 – DESENVOLVIMENTO

– ORIGEM

– CONSEQUÊNCIAS































INTRODUÇÃO


O sentido de migração está emtrocar de região, país, estado ou até mesmo domicílio. É algo que já acontece há muito tempo atrás, desde o começo da história da humanidade. Migrar faz partedo direito de ir e vir, que consta naconstituição. Porém essa questão da migração envolve muita polémica, que gira em torno das condições em que ocorrem esses processos migratórios: se de um modo livre, que assim está se exercendo estedireito ou se de modo obrigatório, que tende a realizar interesses políticos e económicos desumanos, visando sempre o capital, sendo algumas vezes nacional e outrasestrangeiro, marcando cada vez maisesse enorme abismo que existe entre o mundo da riqueza e o mundo da pobreza.





























DESENVOLVIMENTO


A origem das migrações em África

Nassuas origens naturais ,podem referir-se as migrações do homo erectus , depois seguidas das do homo sapiens, saindo de África , através da Euro ásia , sem duvida...
tracking img