Migração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

Migrações internas e externas

Valparaíso de Goiás
2010

Migrações Internas e Externas

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Formação Social, Política e Econômica do Brasil.

Valparaíso de Góias

2010SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................... 4
Desenvolvimento.......................................................................................... 5
Crescimento migratório da segunda metade do século XIX......................... 5
Os sistemas econômicos do Brasil no séculoXIX......................................... 5
Contexto Histórico-Econômico dos migrantes em seus países de origem.... 6
Migrações Internacionais............................................................................... 6
Contexto-Econômico migratório japonês no Brasil........................................ 7
Quais eram as condições de acolhimento dos migrantes quando de sua chegada nopaís?.............................................................................................................. 7
A História do Estado de Goiás....................................................................... 9
Conclusão...................................................................................................... 10Referências.................................................................................................... 11

Introdução

Migração é o deslocamento de pessoas ou grupos no espaço geográfico que pode ser interna (dentro do próprio país) ou externa (de um país para outro). O fenômeno migratório e tão antigo quanto à origem do homem, se buscarmos nas escrituras bíblicas Adão e Eva foram expulsos do paraíso e tiveram que viver em outro lugar. Moises com seu povo do Egito em busca de terrasprometidas, e o menino Jesus para escapar de Pilatos tendo que se refugiar em outra cidade. Enfim, diversos motivos levaram as pessoas a migrarem à procura de lugares para sua sobrevivência.

Este trabalho busca tratar algumas abordagens teóricas sobre a migração relacionando a sua importância e contribuição para o desenvolvimento do mundo globalizado. A partir de alguns dados abordam-se astendências migratórias no Brasil, com base na PNAD 2004, os aspectos do crescimento e distribuição da população na Amazônia brasileira e alguns aspectos positivos e negativos da migração dando ênfase e importância as remessas internacionais do país.

O movimento migratório de entrada e saída de pessoas denominadas descreve as existências de movimentos inidirecional que se transformam tipicamenteoscilantes sem distinção explicitas entre origem e destinos são os mais diversos destacando-se a economia, política, motivações, emergência como é o caso dos refugiados, étnico-culturais, entre outros.

Atualmente, cerca de 175 milhões de pessoas residem em países diferentes ao de origem, as perspectivas funcionalistas afirmam que as remessas constituem importantes fontes de financiamento deinvestimento produtivas com impulso de pequenas empresas. O porquê das pessoas migrarem? A migração é um tema de difícil consenso devido a sua multiplicidade de causas e com conseqüências e heterogeneidade de enfoque, o conceito próprio diz as novas demandas da globalização, as questões envolvidas neste processo são á economia, política, religiosa, culturais e até ideológicas.

DesenvolvimentoCrescimento migratório da segunda metade do século XIX

Na segunda metade do século XIX, a economia brasileira, estava dividida em três setores principais maranhão, ceara, Piauí além desses três sistemas, é preciso destacar também a existência de duas regiões de grande importância econômica: a Bahia e a Amazônia. A Bahia tem sua economia profundamente modificada com o advento da produção do...
tracking img