Migração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JAQUELINE PEREIRA DA SILVA

MIGRAÇÃO: A Busca Por Uma Vida Melhor

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................................04

2. perfil migratório do seculo atual.........................................................................05

3. migração: uma MUDANÇAHISTÓRICa...........................................................................05

4. migração e diferenciais de renda............................................................................06

5. visão do estado sobre a migração..........................................................................07

6. o mercado de trabalho: HOMENS E MUlheres......................................................08

7.conclusão..........................................................................................................................09

8. referencia bibliografica.............................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão abordados vários termos relacionados à migração internacional. Assim, sendo é precisoentender que a globalização afeta esse deslocamento da população. A migração dos dias de hoje, não visa somente a cidade grande mais próxima, e sim ter o mundo, o migrante vive os sonhos de ter luxo, consumir, enfim ter uma vida melhor.
A globalização econômica significa a integração crescente das economias no mundo inteiro, sobretudo através dos fluxos de trocas de bens e de serviços edos fluxos financeiros e também, por vezes, das transferências internacionais de mão-de-obra ou de conhecimentos (migrações de trabalho ou tecnológicas).
Constituindo um processo histórico, fruto da inovação e do progresso técnico. A globalização, em sentido estrito, comporta dimensões culturais, políticas e ambientais mais vastas que não são frontalmente abordadas no presenteestudo.
Entretanto, no que se refere à evolução das desigualdades mundiais de rendimentos, os economistas estão longe de estar de acordo. Em suma, a globalização avança, a pobreza absoluta e relativa recuam ao mesmo tempo e as migrações internacionais mantêm-se e aceleram mesmo em direção do Norte a partir do Sul.

2. PERFIL MIGRATÓRIO NO SÉCULO ATUAL

Paraentender o migração nacional e internacional no século 21, temos que intender a globalização e os deslocamentos da população. A migração não impõe barreira nem limites, seus limites é o mundo, cria espectativas de um mundo melhor. Existem migrações de varias formas, e o dinamismo é a força principal da globalização, que reside na integração economica, forjada ,imposta e gerenciada pelas regras doliberalismo. Regras que são seguidas pelos paises que a promovem.
Assim desencadeia resultados indesejáveis, como por exemplo o país não consegue cumprir suas promessas, muitos países cresce outros não, a diferença entre ricos e pobres aumenta disparadamente. Tudo isso aumenta o desejo de migrar de estado ou até para outros países. Porém isso não explica a migração internacional.Essa migração internacional esta na insatisfação da frustração observada por muitos grupos sociais e pela sociedade. As migrações internacional acontece por uma procura de maior busca de salário, condições de vida. Apesar de alguns países não aceitar migrantes.

3. MIGRAÇÃO : uma mudança histórica

Observando o passado pode-se entender que os navegantes europeus foramresponsáveis pela promoção de um dos maiores processos de migração em massa de que se tem notícia na história da humanidade, esse processo consistiu no deslocamento de grande número de escravos primeiro da Europa, depois da Índia. O custo do comércio de novos escravos não superou o custo do tratamento e manutenção de filhos de escravos até a idade produtiva (a partir dos 15 anos de idade), o fluxo...
tracking img