Migração para o trabalho: uma análise da migração laboral em boa vista e pacaraima (roraima-brasil) e santa elena do uairen (estado bolívar-venezuela)

5128 palavras 21 páginas
Migração para o trabalho: uma análise da migração laboral em Boa Vista e Pacaraima (Roraima-Brasil) e Santa Elena do Uairen (Estado Bolívar-Venezuela)
Francilene dos Santos Rodrigues, UFRR Email. francerodrigues@yahoo.com.br

Recife-PE 2009

2

MIGRAÇÃO PARA O TRABALHO: UMA ANÁLISE DA MIGRAÇÃO LABORAL EM BOA VISTA E PACARAIMA (RORAIMA-BRASIL) E SANTA HELENA DO UAIREN (ESTADO BOLIVAR-VENEZUELA)

Resumo

Os processos migratórios são complexos por envolverem aspectos de fronteira nacional, soberania e processos de transculturação. Roraima e Bolívar inserem-se nesse contexto por serem ao mesmo tempo estados de fronteira interna, fronteiras internacionais e fronteiras culturais produzidas pela e na diversidade tanto nacional quanto internacional, que se expressam nas identidades étnicas, nas linguagens, nos credos e culturas. Os deslocamentos populacionais nesse espaço de fronteiras podem ser sintetizados em três movimentos: O primeiro movimento migratório de brasileiros para a Venezuela corresponde aos anos 1970, quando brasileiros emigraram para atuarem na mineração. O segundo movimento, inicia-se nos anos 1990, com a emigração de homens e de algumas mulheres para juntarem-se aos companheiros e atuarem na mineração em atividades secundárias. O terceiro movimento constituiu-se, a partir dos anos 2000, em que aumentou consideravelmente a emigração de mulheres para trabalharem no comércio local, nos restaurantes, no ramo do embelezamento.

Palavras-chave: migração laboral– fronteiras - Brasil\Venezuela

3

Introdução
Este paper1 tem como objetivo abordar o processo migratório e a constituição de um mercado segmentado de mão-de-obra nas zonas fronteiriças do Brasil e da Venezuela, bem como na cidade de Boa Vista considerada uma extensão desse espaço de fronteira internacional (Santa Elena do Uairén) e da República Cooperativa da Guiana ( Lettem). A globalização e a conseqüente criação de blocos regionais têm operado na dinamização dos deslocamentos

Relacionados

  • Monografia
    17450 palavras | 70 páginas
  • pESQUISA SOBRE TRÁFICO DE MULHERES
    96454 palavras | 386 páginas
  • 47455909/06
    105880 palavras | 424 páginas