Mies van der rohe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ludwig Mies van der Rohe - (Alemanha, Aquisgrano, 27 de março de 1886 — EUA, Chicago, 17 de agosto de 1969) foi um arquiteto alemão naturalizado estadunidense, considerado um dos principais nomes daarquitetura do século XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier ou de Frank Lloyd Wright.
Foi professor da Bauhaus e um dos criadores do que ficou conhecido por Internationalstyle, onde deixou a marca de uma arquitetura que prima pelo racionalismo, pela utilização de uma geometria clara e pela sofisticação. Os edifícios da sua maturidade criativa fazem uso de materiaismodernos, como o aço industrial e o vidro para definir os espaços interiores, e a aparência exterior de suas obras. Concebeu espaços austeros mas que transmitem uma determinada concepção de elegância ecosmopolitismo. Também é famoso pelas várias frases cridas por ele, algumas delas são conhecidas praticamente no mundo todo, como é o caso das frases "less is more " ("menos é mais") e "God is in thedetails" ("Deus está nos detalhes").
Mies van der Rohe procurou sempre uma abordagem racional que pudesse guiar o processo de projeto arquitetônico. Sua concepção dos espaços arquitetônicos envolvia umaprofunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades impostas pelo lugar, segundo o preceito do minimalismo.

Crown Hall - O Salão Crown é um dos 20 edifícios projetados por Mies van derRohe para o Instituto de Tecnologia de Illinois (IIT), em Chicago. Esta é a peça central de um plano diretor para o campus fundado em 1940, que ocupa cerca de 50 hectares, com a maior concentração de obrasde Mies no mundo.  O Hall da Coroa, é o mais famoso dos edifícios construídos em 1954, com uma tecnologia inovadora que combina aço e vidro.

Modernismo - Chama-se genericamente modernismo (oumovimento modernista) o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. Apesar de ser possível encontrar pontos de convergência...
tracking img